Conexão de Saberes e Mundialização

20 a 23 de outubro de 2015

Trabalho 5227

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Artes, literatura e cultura popular
Setor Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Michele Aparecida Silva
Orientador MICHELE MORAIS OLIVEIRA PEREIRA
Outros membros ADRIANA ZANELLA MARTINHAGO, Beatriz Loraine Cunha da Silva, LUCIANE CRISTINA DE OLIVEIRA LISBOA, Maria Cristina Silva Campos, MICHELLE CRISTINA FERREIRA
Título Artesanato e Cultura Local: Capacitação técnica e de gestão para artesãos de Rio Paranaíba-Minas Gerais.
Resumo A execução deste projeto de extensão vem de encontro às necessidades observadas em Rio Paranaíba-MG, da criação de um artesanato local dando capacitação aos artesãos. Observa-se que muitos artesãos têm interesse em comercializar as peças que fabricam e veem o projeto como uma oportunidade de aprender novas técnicas artesanais e ensinar suas habilidades para outras pessoas. Sendo assim o presente projeto objetiva a capacitação dos artesãos quanto aos aspectos técnicos de confecção de peças artesanais e quanto à gestão. Visa também aumentar as possibilidades de rendimentos financeiros e o fornecimento de produtos com mais qualidade aos consumidores. Até o momento foram realizadas dez oficinas, ocorridas no Centro Vocacional Tecnológico da cidade, com participação média de vinte pessoas a cada encontro, sendo elas todas, mulheres. Evidenciou-se relevante interesse das pessoas da cidade com habilidades em artesanato pelos cursos e treinamentos oferecidos, mostrando que as ações do projeto estão sendo relevantes e significativas para as participantes. Outra ação desenvolvida foi a aplicação de um questionário de opinião, onde os artesãos puderam expor sugestões de melhoria nos encontros e a partir do uso desta ferramenta diagnosticou-se a necessidade da criação de uma página nas redes sociais para divulgação das atividades do projeto. Sendo assim, iniciou-se a criação de uma página de marketing digital dos artesãos e de seus trabalhos, com contato dos mesmos e fotos dos produtos que fabricam, para possibilitar maior conhecimento dos mesmos e de seus trabalhos, bem como favorecer contato entre eles e com os clientes para futuras encomendas. O projeto tem alcançado bons resultados e a utilização do marketing digital favoreceu a divulgação do projeto. Além disso, muitas artesãs afirmaram que houve um aumento no número de pedidos após a exposição das peças artesanais nas redes sociais. Nesse sentido, pode-se afirmar que a extensão tem sido um efetivo caminho para melhorar a integração e a troca de experiências entre os participantes, além de aumentar também as vendas de seus produtos artesanais.
Palavras-chave Artesanato, Gestão, Cultura
Forma de apresentação..... Painel, Oral
Gerado em 0,70 segundos.