Conexão de Saberes e Mundialização

20 a 23 de outubro de 2015

Trabalho 5226

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Agricultura, agroecologia e meio ambiente
Setor Instituto de Ciências Agrárias
Bolsa PROEXT
Conclusão de bolsa Sim
Primeiro autor Guilherme Andrade Gontijo
Orientador RENATO ADRIANE ALVES RUAS
Outros membros Joao de Deus Godinho Junior, Rai Miranda dos Reis, SIMONE RODRIGUES CAMPOS RUAS
Título Alternativa de ensino-aprendizagem na área de mecanização agrícola para estimular e conscientizar alunos do ensino básico e fundamental de Rio Paranaíba-MG
Resumo As atividades de extensão realizadas por instituições de ensino, de modo geral, visam levar conhecimento e mais qualidade de vida à comunidade. Em regiões cuja atividade econômica principal é a agricultura, como no Alto Paranaíba-MG, a mecanização agrícola torna-se um bom tema de abordagem, contribuindo para o aprimoramento das relações homem-máquina-campo. Associado à demanda de criar alternativas de aprendizagem nas escolas em geral, tem-se portanto, um excelente canal de comunicação entre a universidade e as escolas de ensino de formação. Focando os pontos principais da mecanização agrícola, espera-se contribuir para consolidação dos conhecimentos propostos no curso de agronomia e auxiliar professores dos ensinos fundamental e médio a manterem seus alunos motivados e contextualizados. Com este intuito, o Grupo de Pesquisas em Mecanização Agrícola (GPMA) da UFV/CRP desenvolveu o projeto de extensão Alternativa de ensino-aprendizagem na área de mecanização agrícola para estimular e conscientizar alunos do ensino básico e fundamental de Rio Paranaíba-MG. Objetivou-se levar conhecimento sobre motores de combustão interna e seus riscos de acidentes no meio rural para alunos da rede pública de ensino fundamental e médio. O projeto foi realizado entre Janeiro e Dezembro de 2014. No segundo semestre de 2014, foram realizadas apresentações nas escolas pelos bolsistas. Os alunos variaram do sexto ano do ensino fundamental ao primeiro ano do ensino médio. Durante a apresentação, dois palestrantes revezavam na explicação do conteúdo exposto através de projeção de data show. Após as explicações, a turma era dividida em grupos e era proposto um desafio: identificar partes de um motor de combustão interna. O grupo vencedor ganhava um prêmio. Isto deixava o conteúdo menos maçante e mais atrativo aos ouvintes. O projeto foi avaliado pelos professores das escolas, na forma de um questionário, onde era medida a satisfação em vários quesitos por meio da atribuição de notas entre 5 a 10. No total, foram feitas 15 apresentações em 5 escolas, sendo 4 em Rio Paranaíba e uma em Carmo do Paranaíba. Assistiram às palestras 551 alunos e 23 professores. Através das respostas dos questionários, pode-se observar que o tema levado aos alunos foi de grande aceitação pelo público, uma vez que se tratava de máquinas agrícolas e a maioria dos estudantes tem alguma relação direta ou indireta com o campo. Uma constatação importante feita, foi que há demanda por parte das escolas da região para que mais projetos como este possam levar temas de interesses para os alunos. Concluiu-se que o projeto, atendeu seus propósitos e levou conhecimentos na área de mecanização agrícola aos alunos e professores da rede pública de ensino, além de contribuir significativamente com a formação dos graduandos em Agronomia envolvidos no projeto. Vale destacar que estes últimos adquiriram desenvoltura ao lidar com o público, que é uma característica importante na construção de novos profissionais.
Palavras-chave Extensão em mecanização, Segurança na agricultura, Motores de combustão interna
Forma de apresentação..... Painel, Oral
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