| ISSN |
2237-9045 |
| Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
| Nível |
Graduação |
| Modalidade |
Extensão |
| Área de conhecimento |
Ciências Humanas e Sociais |
| Área temática |
Dimensões Sociais: ODS4 |
| Setor |
Departamento de Educação |
| Bolsa |
PIBEX |
| Conclusão de bolsa |
Não |
| Primeiro autor |
Luana Stefani da Costa Júlio Adão |
| Orientador |
HELOISA RAIMUNDA HERNECK |
| Outros membros |
MARIA SIMONE EUCLIDES, PRISCILA DANIELE LADEIRA, TEREZINHA DUARTE VIEIRA |
| Título |
Formação docente para a Educação Infantil: uma proposta extensionista internacionalizada |
| Resumo |
Este projeto de extensão universitária encontra-se em implementação desde janeiro de 2024 em um convênio entre os profissionais brasileiros e a ONG Felicidade na Dor (FENADOR), com sede em Cacuaco (Província de Luanda-República de Angola). As temáticas centrais são: atendimento de crianças de 0 a 5 anos em creches e pré-escolas; formação de professores; políticas públicas para a educação; relações étnico-raciais e gestão escolar. O objetivo é promover formação docente qualificada para atuação no atendimento às crianças de 04 e 05 anos por meio de ações extensionistas de internacionalização. Utilizamos metodologias participativas que possibilitam o protagonismo dos sujeitos em todas as etapas do processo. Neste sentido, os dispositivos metodológicos empregados até aqui foram: análise documental, rodas de conversas mensais em formato on-line e experimentações práticas a partir dos temas teóricos abordados. Foram analisados os seguintes documentos: Anuário Estatístico da Educação (2019); Anuário Estatístico do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (2019); Programa Classe de Iniciação - Pré-Escolar; Decreto Presidencial n.º 162/23 de 01 de agosto de 2023. Ou seja, prima-se por uma abordagem teórico-metodológica que vai ao encontro da práxis freiriana. Em 2025 foram realizados 5 encontros virtuais (fevereiro a junho). Os temas abordados foram: gestão escolar em Angola; gestão escolar e cotidiano; gestão escolar democrática; O Programa da Classe de Iniciação de Angola (Meio Físico e Social). Como resultados podemos elencar: qualificação profissional das docentes que já atuam na Educação Infantil; qualificação da equipe gestora do projeto; mudanças na organização espacial da sala ambiente da classe de iniciação favorecendo as interações entre as crianças e as brincadeiras; organização e implementação de uma rotina de práticas educativas de valorização da cultura da criança; implementação de práticas educativas lúdicas e de exploração do faz-de-conta; implementação de uma rotina literária entre as crianças e entre as professoras em diversos espaços; aquisição de livros de literatura infantil angolana; elaboração do Plano Anual de Atividades e do Projeto Educativo da Escola; formação presencial em educação literária; apoio na organização e implementação da biblioteca escolar. Conclui-se que por meio deste projeto uma nova perspectiva de cooperação entre países do sul global tem se erigido por meio da extensão universitária voltada para a Educação Infantil e gestão escolar em Angola, nos possibilitando repensar nossas práticas e construir vivências contracoloniais (Bispo, 2023) no campo da educação, no Brasil e em Angola. |
| Palavras-chave |
Formação de Professores, Extensão em Gestão Escolar, Educação Infantil |
| Forma de apresentação..... |
Painel |