Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 22254

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Luana Stefani da Costa Júlio Adão
Orientador HELOISA RAIMUNDA HERNECK
Outros membros MARIA SIMONE EUCLIDES, PRISCILA DANIELE LADEIRA, TEREZINHA DUARTE VIEIRA
Título Formação docente para a Educação Infantil: uma proposta extensionista internacionalizada
Resumo Este projeto de extensão universitária encontra-se em implementação desde janeiro de 2024 em um convênio entre os profissionais brasileiros e a ONG Felicidade na Dor (FENADOR), com sede em Cacuaco (Província de Luanda-República de Angola). As temáticas centrais são: atendimento de crianças de 0 a 5 anos em creches e pré-escolas; formação de professores; políticas públicas para a educação; relações étnico-raciais e gestão escolar. O objetivo é promover formação docente qualificada para atuação no atendimento às crianças de 04 e 05 anos por meio de ações extensionistas de internacionalização. Utilizamos metodologias participativas que possibilitam o protagonismo dos sujeitos em todas as etapas do processo. Neste sentido, os dispositivos metodológicos empregados até aqui foram: análise documental, rodas de conversas mensais em formato on-line e experimentações práticas a partir dos temas teóricos abordados. Foram analisados os seguintes documentos: Anuário Estatístico da Educação (2019); Anuário Estatístico do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (2019); Programa Classe de Iniciação - Pré-Escolar; Decreto Presidencial n.º 162/23 de 01 de agosto de 2023. Ou seja, prima-se por uma abordagem teórico-metodológica que vai ao encontro da práxis freiriana. Em 2025 foram realizados 5 encontros virtuais (fevereiro a junho). Os temas abordados foram: gestão escolar em Angola; gestão escolar e cotidiano; gestão escolar democrática; O Programa da Classe de Iniciação de Angola (Meio Físico e Social). Como resultados podemos elencar: qualificação profissional das docentes que já atuam na Educação Infantil; qualificação da equipe gestora do projeto; mudanças na organização espacial da sala ambiente da classe de iniciação favorecendo as interações entre as crianças e as brincadeiras; organização e implementação de uma rotina de práticas educativas de valorização da cultura da criança; implementação de práticas educativas lúdicas e de exploração do faz-de-conta; implementação de uma rotina literária entre as crianças e entre as professoras em diversos espaços; aquisição de livros de literatura infantil angolana; elaboração do Plano Anual de Atividades e do Projeto Educativo da Escola; formação presencial em educação literária; apoio na organização e implementação da biblioteca escolar. Conclui-se que por meio deste projeto uma nova perspectiva de cooperação entre países do sul global tem se erigido por meio da extensão universitária voltada para a Educação Infantil e gestão escolar em Angola, nos possibilitando repensar nossas práticas e construir vivências contracoloniais (Bispo, 2023) no campo da educação, no Brasil e em Angola.
Palavras-chave Formação de Professores, Extensão em Gestão Escolar, Educação Infantil
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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