Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 22155

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Serviço Social
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Maria Eduarda de Castro Cota
Orientador JUNIA MARISE MATOS DE SOUSA
Outros membros Laylla Kelly Duarte Silva
Título Relações Étnico-Raciais na Educação Básica: roda de conversa como prática antirracista no ambiente escolar
Resumo O presente trabalho relata a experiência da roda de conversa “Relações Étnico-Raciais na Educação Básica”, promovida pelo Projeto de Extensão “Cultura Afro-brasileira: reafirmando identidades e combatendo o racismo”, da Universidade Federal de Viçosa. A ação foi realizada no dia 01 de abril de 2025 na Escola Estadual Padre Álvaro Corrêa Borges, com duração de 120 minutos, tendo como público-alvo professores do ensino fundamental e médio. O objetivo principal foi fomentar práticas pedagógicas que valorizem a diversidade étnico-racial e promovam uma cultura escolar inclusiva, crítica e antirracista. A atividade foi organizada em três etapas: introdução ao tema, dinâmicas em grupo e debate coletivo, com apoio de materiais audiovisuais e metodologias participativas. Os participantes foram divididos em grupos e discutiram os seguintes tópicos: branquitude, democracia racial, equidade racial, racismo estrutural e religiões de matriz africana. Cada grupo contou com um membro da equipe responsável por mediar os debates e estimular a construção de reflexões críticas, sendo a discussão coletiva realizada ao final do encontro. Os vídeos e atividades propostos auxiliaram na problematização das estruturas de poder e discriminação racial ainda presentes no ambiente escolar, bem como na identificação de caminhos possíveis para a transformação dessas realidades. A roda de conversa revelou-se um espaço potente de escuta, aprendizado mútuo e compartilhamento de vivências, fortalecendo o compromisso ético-político com a luta antirracista e a valorização da cultura afro-brasileira. Além de cumprir um papel educativo, a ação também se apresentou como estratégia formativa para docentes e discentes da rede pública, aproximando a universidade da comunidade local por meio da extensão. A experiência reafirma a importância do diálogo horizontal e da abordagem interseccional das relações étnico-raciais no cotidiano escolar, contribuindo para a construção de práticas educativas mais justas, inclusivas e comprometidas com os direitos humanos.
Palavras-chave educação, racismo, cultura
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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