| ISSN |
2237-9045 |
| Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
| Nível |
Graduação |
| Modalidade |
Pesquisa |
| Área de conhecimento |
Ciências Biológicas e da Saúde |
| Área temática |
Dimensões Sociais: ODS3 |
| Setor |
Departamento de Medicina e Enfermagem |
| Bolsa |
PIBIC/CNPq |
| Conclusão de bolsa |
Não |
| Apoio financeiro |
CNPq |
| Primeiro autor |
Laryssa de Souza Veiga |
| Orientador |
KATIUSSE REZENDE ALVES |
| Outros membros |
DEISE MOURA DE OLIVEIRA, Tayane Naraiane de Freitas |
| Título |
Intervenção educativa sobre Primeiros Socorros, com foco em Suporte Básico de Vida e desengasgo, no conhecimento e na autoconfiança de professores e funcionários do ensino básico- estudo quase-experimental |
| Resumo |
Introdução: Situações de urgência podem ocorrer no ambiente escolar e exigem respostas rápidas e eficazes por parte dos profissionais da educação, no entanto, muitos se encontram despreparados para atuar diante desses acontecimentos. Nesse contexto, surgem capacitações em Primeiros Socorros as quais buscam promover um ambiente que fortaleça a autoconfiança dos educadores. A efetividade dessas intervenções educativas é de extrema importância para a prevenção e manejo de futuros incidentes. Dessa forma, é necessário avaliar a efetividade das estratégias educativas voltadas para formação em primeiros socorros de professores e funcionários.Objetivo: Avaliar o efeito de uma intervenção educativa sobre Primeiros Socorros com foco em Suporte Básico de Vida e desengasgo no conhecimento e na autoconfiança de professores e funcionários do ensino básico. Método: Estudo quase‑experimental antes‑e‑depois, aprovado pelo comitê de ética sob o número de parecer 5.759.598, realizado com 494 profissionais de escolas públicas de uma cidade do interior de Minas Gerais. A coleta de dados consistiu em aplicação de questionário sociodemográfico, teste de múltipla escolha com 26 itens sobre Primeiros Socorros e escala visual analógica (0‑10) de autoconfiança. A intervenção consistiu de uma aula expositiva seguida de estação prática, totalizando três horas, conduzidas por estudantes de Enfermagem previamente capacitados. Além disso, foi aplicado o pós-teste ao final do treinamento. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e teste não paramétrico para medidas repetidas. Resultados: no pós-teste, o conhecimento e a autoconfiança em Primeiros Socorros foram significativamente maiores que no pré-teste. Observou-se aumento significativo tanto no conhecimento quanto na autoconfiança dos participantes após a intervenção, com incremento superior a 150% no número de acertos e 100% na autopercepção de confiança em situações de emergência. Conclusão: A intervenção educativa foi efetiva na capacitação de profissionais da educação básica em Primeiros Socorros, ressaltando o potencial da Enfermagem - inclusive discentes - na promoção de saúde e na formação de leigos para atuação em situações de urgência e emergência em contextos escolares. |
| Palavras-chave |
enfermagem, educação em saúde, primeiros socorros |
| Forma de apresentação..... |
Painel |