| Resumo |
O currículo formativo da primeira série do Ensino Médio - EM no campo da Biologia compreende diversos conteúdos que permitem um ensino interdisciplinar, tornando necessária a realização de revisões e interações constantes de conteúdos de outras disciplinas. A elaboração de uma apostila digital que reúna assuntos abordados na disciplina, com a utilização de TDICs (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação), e linguagem adaptada ao público adolescente, propicia o melhor aproveitamento do tempo em sala de aula, visto que torna possível a leitura prévia do conteúdo pelos alunos, estimulando a autonomia e o debate. Esta ferramenta didática possibilita a inclusão de apêndices interdisciplinares, exemplos e exercícios que ampliam o aprendizado e favorecem a compreensão dos temas estudados. O projeto foi planejado e vem sendo elaborado pelas licenciandas em Ciências Biológicas, bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), atuantes no Núcleo de Iniciação à Docência-NID da Biologia/UFV - Campus Viçosa, tendo como coordenadora desse NID, a Professora Miriam Teresinha dos Santos do Departamento de Microbiologia-DMB/UFV. As licenciandas atuam no Colégio de Aplicação - CAp-Coluni/UFV sob a supervisão da Professora Flávia Monteiro Coelho e sob a orientação do professor de Biologia do primeiro ano do EM, Professor Hélio Paulo Pereira Filho, ambos do CAp-Coluni/UFV. Seu desenvolvimento teve início com a leitura e discussão de livros-texto e artigos de divulgação científica, não apenas de Biologia, mas também das demais disciplinas que integram as Ciências da Natureza, como a Física e a Química, considerando ainda as inter-relações entre essas áreas do conhecimento. A interdisciplinaridade é fundamental para uma abordagem mais aprofundada de alguns temas, como o Surgimento da Vida, por exemplo, que exige a integração de conhecimentos provenientes de diferentes áreas, entre as quais podemos citar a Astronomia, a Física, a Química, a Geologia e a Bioquímica, tal como ocorre de forma exemplar na Astrobiologia. A partir da revisão e análise dos livros didáticos, os conteúdos pedagógicos previstos pela Base Nacional Comum Curricular foram reorganizados e reescritos de maneira dinâmica, com o auxílio da plataforma online Canva, visando à construção de uma apostila em formato digital que proporciona uma leitura fluida e enriquecida com recursos visuais diversos, como esquemas, GIFs, vídeos e links interativos. Além disso, com base em pesquisas realizadas com alunos da primeira série do EM do CAp-Coluni, a linguagem foi adaptada objetivando estabelecer maior conexão com os estudantes, favorecendo o engajamento no processo de aprendizagem. É importante que a prática docente responda às novas demandas que surgem quando lidamos com alunos ditos “nativos digitais”, que já nascem imersos na cultura digital. Utilizar estas tecnologias como facilitadores do ensino, favorece uma aprendizagem significativa e contextualizada. |