Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 22130

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Letras
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Marcelly Xavier Bastos
Orientador ANA MARIA FERREIRA BARCELOS
Título Explorando a ansiedade no ensino de língua estrangeira entre professores de inglês em formação inicial.
Resumo A ansiedade é uma emoção amplamente investigada em áreas como Neurobiologia, Psicologia, Psicanálise e Educação (Silveira, 2020). Na Linguística Aplicada (LA), a ansiedade em sala de aula de língua estrangeira tem sido, desde a década de 1970, um dos temas mais explorados, especialmente no que se refere aos aprendizes (Scovel, 1978; Horwitz, Horwitz & Cope, 1986; MacIntyre & Gardner). No entanto, a ansiedade vivida por professores iniciantes permanece um campo de pesquisa ainda incipiente (Tüfekçi̇-Can, 2021). Diante disso, este estudo busca investigar se e como a ansiedade para ensinar afeta professores de inglês em formação, identificar se essa emoção se manifesta de forma generalizada ou em situações específicas, como o ensino de uma língua estrangeira, e compreender os fatores que contribuem para sua ocorrência.
A relevância da pesquisa reside na escassez de estudos voltados à ansiedade docente durante a formação inicial, uma vez que a maior parte da literatura foca em aprendizes ou professores experientes. Ao apresentar dados empíricos de professores em seus primeiros passos na docência, inseridos em contextos reais de sala de aula, este estudo pretende contribuir com novas reflexões para o campo da LA. Os participantes são professores do Curso de Extensão em Língua Inglesa (CELIN), projeto vinculado ao Departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Os dados foram coletados com seis participantes que iniciaram suas atividades no primeiro semestre de 2025, por meio de um formulário (Google Forms) e entrevistas realizadas via Google Meet. Os resultados parciais apontam diferentes fatores geradores de ansiedade, como a elaboração de planos de aula, o medo da avaliação e da percepção dos alunos, a falta de experiência, o receio de perguntas inesperadas e a insegurança quanto à própria fluência. Conclui-se que, para além do bem-estar individual, é fundamental oferecer apoio emocional e oportunidades práticas na formação docente, contribuindo para ambientes de ensino mais acolhedores e saudáveis para todos os envolvidos.
Palavras-chave ansiedade, ensino de línguas, professores iniciantes
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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