| Resumo |
Introdução: O crochê, dentre as demais formas de terapia para o controle e alívio de tensões psicoemocionais, se enquadra como uma prática ativa e reflexiva que auxilia no desenvolvimento da autoconfiança e do autoconhecimento, além de promover o senso de realização pessoal, a paciência, a criatividade e estimular o convívio social. Desse modo, o projeto de extensão teve o intuito de fomentar a saúde mental e o equilíbrio emocional entre os membros da comunidade acadêmica da Universidade Federal de Viçosa (UFV), por meio da prática do crochê como arte-terapia. Objetivos: O objetivo central busca agregar o crochê como instrumento terapêutico para a comunidade acadêmica, proporcionando um núcleo de convivência criativo e acolhedor, que promova o bem-estar social e emocional dos participantes. Descrição das principais ações: Foram formadas duas turmas para a realização das oficinas, que se basearam em encontros semanais, com duas horas de duração, durante um período de oito semanas, com dez participantes que apresentavam sintomas de ansiedade, estresse e depressão. No decorrer dos encontros, foram trabalhados os princípios básicos da crochetagem e temáticas reflexivas, por meio da análise de músicas previamente escolhidas, que abordavam questões sobre a vida, escolhas, tempo, trabalho, relacionamentos e autocuidado. Resultados alcançados até o momento: As oficinas realizadas foram muito produtivas, com alto envolvimento dos participantes nas atividades propostas e muitos feedbacks positivos, em que alegaram alívio da ansiedade e estresse, além do aprimoramento de técnicas de crochê, desenvolvimento da coordenação motora fina e da atenção e concentração. Entretanto, no final do período letivo, houve uma queda considerável na assiduidade dos integrantes, haja vista a coincidência dos exames finais. Conclusões: O projeto de extensão de crochê demonstrou, ao longo de suas atividades, um impacto significativo na vida dos alunos. Muito além do aprendizado técnico, o crochê se revelou uma poderosa ferramenta de promoção de saúde mental. A convivência das turmas evidenciou forte integração entre os membros, com o desenvolvimento novos laços afetivos entre eles. |