Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 22085

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Samuel Debôrtoli Fonseca
Orientador HILDA SIMONE HENRIQUES COELHO
Outros membros Ester de Vargas Ventorim, Joyce Chaves Queiroz, Samuel Rodrigues Vieira
Título SUBPROJETO DE INGLÊS: Educação em tempo integral, inclusiva e a educação bilíngue dos surdos
Resumo O presente resumo tem como objetivo apresentar o projeto de Inglês intitulado "SUBPROJETO DE INGLÊS: Educação em tempo integral, inclusiva e a educação bilíngue dos surdos", aprovado pelo Programa Nacional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), que estará em vigor pelos próximos dois anos. O principal objetivo do projeto é promover o ensino de duas línguas nas escolas: Inglês e Libras. Essa iniciativa surgiu diante do fato de a UFV não oferecer o curso de Letras Libras e, por esse motivo, não poder incluir exclusivamente essa língua no programa. Diante desse cenário, a área de Inglês buscou um movimento de inclusão do Sul Global (Moita Lopes, 1996), criando, em um ambiente linguístico dominante, um espaço para a valorização e promoção de minorias linguísticas. Nesse sentido, o inglês, considerado a língua da globalização (Kumaravadivelu, 2006), amplia as oportunidades de comunicação e interação no cenário internacional. Por sua vez, a Libras é a língua das minorias linguísticas no Brasil, especialmente da comunidade surda (Quadros, 2007). Essa proposta está alinhada ao Projeto Político-Pedagógico do curso de Letras – Português/Inglês da UFV, que visa democratizar a atuação social dos estudantes, oferecendo um ensino superior de qualidade. Ao promover a aprendizagem de ambas as línguas, o subprojeto oferece uma perspectiva ampla e inclusiva, atendendo a diferentes contextos escolares, que, embora distintos, convergem na busca por uma formação completa, diversificada e democrática. Para a realização do projeto, estabeleceu-se uma parceria entre o Curso de Extensão de Libras (Celib) e o subprojeto de Inglês. Nessa colaboração, os alunos participam gratuitamente do curso de Libras, ministrado pelos professores do Celib, e discutem questões práticas e teóricas relacionadas ao ensino bilíngue.Como resultados iniciais, os pibidianos têm planejado aulas em ambientes bilíngues, com o apoio da coordenadora e das professoras supervisoras das escolas, elaborando atividades em inglês e em Libras que promovem a inclusão e a valorização linguística.
Palavras-chave Pibid, ensino de inglês, libras
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,62 segundos.