| Resumo |
O presente resumo tem como objetivo apresentar o projeto de Inglês intitulado "SUBPROJETO DE INGLÊS: Educação em tempo integral, inclusiva e a educação bilíngue dos surdos", aprovado pelo Programa Nacional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), que estará em vigor pelos próximos dois anos. O principal objetivo do projeto é promover o ensino de duas línguas nas escolas: Inglês e Libras. Essa iniciativa surgiu diante do fato de a UFV não oferecer o curso de Letras Libras e, por esse motivo, não poder incluir exclusivamente essa língua no programa. Diante desse cenário, a área de Inglês buscou um movimento de inclusão do Sul Global (Moita Lopes, 1996), criando, em um ambiente linguístico dominante, um espaço para a valorização e promoção de minorias linguísticas. Nesse sentido, o inglês, considerado a língua da globalização (Kumaravadivelu, 2006), amplia as oportunidades de comunicação e interação no cenário internacional. Por sua vez, a Libras é a língua das minorias linguísticas no Brasil, especialmente da comunidade surda (Quadros, 2007). Essa proposta está alinhada ao Projeto Político-Pedagógico do curso de Letras – Português/Inglês da UFV, que visa democratizar a atuação social dos estudantes, oferecendo um ensino superior de qualidade. Ao promover a aprendizagem de ambas as línguas, o subprojeto oferece uma perspectiva ampla e inclusiva, atendendo a diferentes contextos escolares, que, embora distintos, convergem na busca por uma formação completa, diversificada e democrática. Para a realização do projeto, estabeleceu-se uma parceria entre o Curso de Extensão de Libras (Celib) e o subprojeto de Inglês. Nessa colaboração, os alunos participam gratuitamente do curso de Libras, ministrado pelos professores do Celib, e discutem questões práticas e teóricas relacionadas ao ensino bilíngue.Como resultados iniciais, os pibidianos têm planejado aulas em ambientes bilíngues, com o apoio da coordenadora e das professoras supervisoras das escolas, elaborando atividades em inglês e em Libras que promovem a inclusão e a valorização linguística. |