| Outros membros |
Ayra Ribeiro Siqueira, Isabela Cristina da Silva Nascimento, Larissa Rodrigues Barbosa, Luiz Eduardo Barbosa, Marcus Vinícius Magalhães Fernandes, Maria Emanuela Damasceno Vieira Dias, Maria Luíza Silva Abranches, Yasmin Gabriela Ribeiro da Silva |
| Resumo |
Introdução: O uso excessivo de telas pelo público infanto-juvenil tem sido associado a prejuízos no desenvolvimento neuropsicomotor, cognitivo e emocional, como dificuldades de concentração, hiperatividade, descontrole emocional, alterações do sono, menor desempenho nas atividades escolares, redução das interações sociais e desatenção durante as refeições. Objetivo: Relatar a construção e aplicação de uma cartilha como ferramenta de conscientização sobre os efeitos da exposição prolongada às telas por crianças e adolescentes, voltada para pais e educadores de uma instituição filantrópica de Viçosa, Minas Gerais. Ações: Em abril de 2025, durante o evento “Imersão no mundo infantil e educação”, promovido gratuitamente por uma instituição filantrópica em Viçosa - MG, foi apresentada a cartilha “O cérebro da criança e o impacto das telas”, elaborada e distribuída para 20 pais e educadores presentes. O material foi desenvolvido por integrantes do Projeto de Promoção da Saúde e Segurança Alimentar e Nutricional (PROSSAN), em parceria com a nutricionista da instituição, tomando como base os conteúdos discutidos na palestra do evento, que abordou estratégias de educação infantil e os impactos do uso abusivo de telas pelo público infanto-juvenil. De forma ilustrativa e dinâmica, a cartilha ressaltou as principais repercussões do uso excessivo de telas no desenvolvimento psicomotor, cognitivo e emocional de crianças e adolescentes, impactos na qualidade do sono, no convívio social e no comportamento alimentar, além de orientações e recomendações sobre o tempo de exposição adequado a aparelhos eletrônicos conforme a faixa etária. Ao final da palestra, o material foi apresentado oralmente pelas integrantes do projeto e, posteriormente, compartilhado por e-mail com os participantes. Resultados: A cartilha despertou grande interesse dos participantes, principalmente por tratar-se de uma problemática presente no cotidiano destas famílias. Foram utilizadas ilustrações e quadros informativos com linguagem clara e objetiva no material, o que permitiu que o público compreendesse as implicações do uso prolongado de telas. A cartilha foi elogiada por pedagogos da instituição e compartilhada por eles nos grupos de Whatsapp com os pais dos alunos, evidenciando seu potencial como estratégia educativa e de conscientização. Para as integrantes do projeto, o processo de construção e apresentação da cartilha estimulou a criatividade, favoreceu o aprimoramento das habilidades de comunicação, escuta ativa, trabalho em equipe e possibilitou trocas de experiências com famílias e educadores. Conclusão: A cartilha demonstrou ser eficaz na promoção de hábitos saudáveis, estimulou o uso consciente de telas e contribuiu para a formação acadêmica e pessoal das integrantes do projeto envolvidas. |