Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 22024

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Letras
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Joyce Chaves Queiroz
Orientador HILDA SIMONE HENRIQUES COELHO
Título IA Generativa no Ensino de Inglês: Usos, Benefícios e Desafios
Resumo Este projeto de pesquisa explora a integração da Inteligência Artificial Generativa (IAGen) no ensino de Inglês como Língua Adicional (EAL) em um curso de extensão universitária, especificamente no CELIN (Curso de Extensão em Língua Inglesa) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). O estudo visa examinar como a IAGen está sendo utilizada, suas aplicações e os benefícios e desafios que apresenta. As ferramentas da IAGen podem se adaptar às habilidades, ritmo e estilos de aprendizagem de cada aluno, o que desempenha um papel importante na aprendizagem personalizada dos alunos, no interesse e na motivação para aprender, através de feedback oportuno e forte interatividade que facilita a eficiência da aprendizagem do aluno (Wang e Xue, 2024; Dong W, Pan D e Kim S, 2024; Hutauruk e Daulay, 2024). Para educadores, a IA pode otimizar tarefas rotineiras, como planejamento de aulas e correção de exercícios, liberando tempo para interações mais complexas com os alunos ou para o desenvolvimento de materiais (Ferreiro-Santamaria, 2024; Kohnke e Zou, 2025; Hutauruk e Daulay, 2024). Apesar das vantagens da IAGen, sua implementação enfrenta desafios como a dificuldade dos professores em elaborar comandos eficazes para sistemas de IA (Pandey e Bhusal, 2024) e a necessidade de treinamento em engenharia de prompts (Xiao, Zhu e Xin, 2025). Questões éticas também se destacam, como plágio e imprecisões (Hutauruk e Daulay, 2024), além de preocupações com privacidade de dados e viés algorítmico (Rusmiyanto, 2023). Para investigar essas questões, a pesquisa utiliza uma metodologia qualitativa de estudo de caso exploratório. Os dados estão sendo coletados com professores de inglês do nível básico do CELIN (Curso de Extensão em Língua Inglesa), por meio de questionários, observações em sala de aula e entrevistas semiestruturadas, com análise de conteúdo aplicada às informações obtidas. Os resultados esperados incluem uma compreensão mais aprofundada do uso da IA, pelos professores participantes, e seu impacto na aprendizagem de inglês. Os resultados poderão colaborar em futuras pesquisas em linguística aplicada, inspirar novas metodologias de ensino e contribuir para o desenvolvimento de padrões educacionais relevantes e centrados no aluno, incorporando a IAGen.
Palavras-chave Inteligência Artificial Generativa, Ensino de Inglês, Formação de Professores
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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