Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 22022

ISSN 2237-9045
Instituição Escola Estadual Santa Rita de Cássia
Nível Pós-graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Educação
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Roberta Aparecida da Silva
Orientador Graziele Ramos da Conceição Cácio
Outros membros Cássia Maria Lopes Silveira, Érica Dias Silva, Gilmara Viana de Moraes, Vera Lúcia Carmo Gomide
Título Ressignificando e vivenciando a matemática de forma lúdica, uma experiência da Escola Estadual Santa Rita de Cássia.
Resumo O presente trabalho apresenta as ações desenvolvidas na Escola Estadual Santa Rita de Cássia com os alunos do ensino fundamental I, anos iniciais, como resultado da proposta de Ação de intervenção pedagógica Matemática Para Todos da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais (SEE-MG). Essa ação teve como objetivo o fortalecimento e recomposição das aprendizagens nesta área. A Feira Matemática, aconteceu no segundo bimestre de 2025, com atividades voltadas para o letramento matemático. Foi realizado um circuito onde os alunos puderam de forma lúdica e prática vivenciar conceitos, trabalhados ao longo do bimestre, como: história da matemática, as operações básicas, noções de geometria, lateralidade, raciocínio lógico, espaço, localização e arte. As atividades trabalhadas foram: “Jogo da velha com formas geométricas”, este jogo permite que os participantes identifiquem e nomeiem diferentes formas geométricas. Envolve raciocínio lógico e resolução de problemas, onde o aluno cria estratégias para vencer. “Pintura e confecção de brinquedos com figuras e sólidos geométricos”, esta atividade permite que os participantes identifiquem e nomeiem diferentes formas e sólidos geométricas. Envolve criatividade e agilidade, coordenação motora, percepção visual e resolução de problemas. “Trilha das 4 operações” é um jogo que visa desenvolver habilidades em matemática, especificamente no cálculo das quatro operações básicas: adição, subtração, multiplicação e divisão. “Dança da multiplicação” é uma atividade lúdica que visa ensinar e fixar o conceito de multiplicação de forma divertida. Ela envolve a criação de movimentos que representam números e operações matemáticas. Durante a vivência e prática das atividades os alunos tiveram a oportunidade de ter um olhar mais atento e prazeroso diante dos conceitos experenciados em sala de aula com a matemática, possibilitando uma reflexão para além do espaço pedagógico, trazendo os conceitos para mais próximo do cotidiano a matemática de forma interdisciplinar.
Palavras-chave Educação, matemática, ensino fundamental.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,67 segundos.