| Resumo |
Nas aulas de idiomas, diversos temas são explorados nos textos orais e escritos a fim de desenvolverem as competências escritas e orais dos estudantes. Nas atividades propostas aos alunos, inúmeras discussões podem ser desenvolvidas em torno de temas cotidianos e culturais com relevância social. No contexto da educação brasileira, quinze “Temas Contemporâneos Transversais’’ são propostos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a fim de serem integrados em distintas áreas do conhecimento ao longo do percurso escolar e universitário dos estudantes. Eles estão divididos em seis macroáreas: meio ambiente, economia, saúde, ciência e tecnologia, cidadania e civismo e multiculturalismo. Nas aulas de língua estrangeira, esses temas podem ser integrados através de propostas que atendam as demandas linguísticas do idioma e que colaborem para discussões críticas e reflexivas, contribuindo para a formação social dos estudantes. Esta pesquisa faz parte do projeto E-laborar, que reúne quatro universidades brasileiras, e explora a formação de professores de idiomas e a integração do multiculturalismo e da educação ambiental. Este trabalho visa analisar como esses dois temas transversais são abordados em aulas de francês para alunos no nível extensivo 1 e intensivo 1 no Curso de Extensão em Língua Francesa (CELIF) através do livro didático Cosmopolite A1 e em fichas elaboradas pelos estagiários. O quadro teórico-metodológico se apoia nos pressupostos do Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart 1999/2009, 2006) e também nas concepções de meio ambiente (Sauvé, 2005) e nas abordagens sobre a educação intercultural e o multiculturalismo (Moreira Candau, 2008; Abdallah-Pretceille, 1999). Os resultados revelam uma abordagem superficial dos temas explorados, voltados ao desenvolvimento do conteúdo linguístico e sem aprofundamento das temáticas apresentadas. No que concerne aos materiais elaborados pelos professores em formação, observa-se que as fichas constituem-se como uma continuidade dos materiais presentes no manual. Esses resultados reforçam a necessidade da formação inicial dos professores e evidenciam a importância de métodos de ensino que tratem os temas transversais de forma mais aprofundada e crítica, contribuindo para a formação integral dos estudantes. |