Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21989

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Educação
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Alexssandra Gonçalves dos Reis
Orientador BETHANIA MEDEIROS GEREMIAS
Título Inteligência Artificial Generativa na formação docente: produção de livro infantil digital em disciplina de Tecnologias na Educação
Resumo Esta pesquisa integra o projeto guarda-chuva “Integração e exploração crítica de ferramentas de IA no ensino: mapeamento, estratégias didáticas e análise de seus efeitos na prática educativa universitária”, aprovado pelo Comitê de Ética da UFV (parecer nº 7.283.425). O estudo está fundamentado na Teoria Crítica da Tecnologia (Feenberg, 2012, 2022), que busca desconstruir o determinismo tecnológico e orientar usos mais conscientes e éticos das tecnologias na educação. O objetivo geral da investigação é analisar o processo de produção de um livro digital de literatura infantil, elaborado por estudantes do curso de Pedagogia como atividade da disciplina Tecnologias na Educação (EDU 350/2024), com ênfase na utilização de Inteligências Artificiais Generativas (IAG) e nas possíveis contribuições dessa experiência para a formação crítica, criativa e reflexiva dos licenciandos no uso dessas tecnologias em contextos educativos. Especificamente, pretende-se descrever as orientações da docente e as etapas do processo de criação do livro, detalhando a aplicação das IAG em cada fase; analisar as percepções dos estudantes sobre o uso dessas tecnologias e suas contribuições para a formação docente; investigar se a atividade permitiu o desenvolvimento de reflexões críticas e engajamento criativo; e discutir as possíveis contribuições da experiência para a construção de posturas conscientes e autônomas em relação ao uso dessas tecnologias na formação pedagógica. A metodologia adotada é de abordagem qualitativa, com foco na análise documental. Para isso, comporão o corpus da pesquisa os livros produzidos pelos estudantes, as descrições e análises do processo de produção desse material e respostas a um questionário aplicado ao final da disciplina. Como resultados esperados, a pesquisa busca identificar como o uso das IAG pode contribuir para a produção de material didático/educativo de modo crítico, criativo e ético na formação dos futuros professores. Espera-se ainda identificar caminhos para práticas pedagógicas mais reflexivas e inovadoras no contexto do ensino superior.
Palavras-chave Inteligência Artificial Generativa (IAG), Literatura infantil, Pedagogia
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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