| Resumo |
Esta pesquisa integra o projeto guarda-chuva “Integração e exploração crítica de ferramentas de IA no ensino: mapeamento, estratégias didáticas e análise de seus efeitos na prática educativa universitária”, aprovado pelo Comitê de Ética da UFV (parecer nº 7.283.425). O estudo está fundamentado na Teoria Crítica da Tecnologia (Feenberg, 2012, 2022), que busca desconstruir o determinismo tecnológico e orientar usos mais conscientes e éticos das tecnologias na educação. O objetivo geral da investigação é analisar o processo de produção de um livro digital de literatura infantil, elaborado por estudantes do curso de Pedagogia como atividade da disciplina Tecnologias na Educação (EDU 350/2024), com ênfase na utilização de Inteligências Artificiais Generativas (IAG) e nas possíveis contribuições dessa experiência para a formação crítica, criativa e reflexiva dos licenciandos no uso dessas tecnologias em contextos educativos. Especificamente, pretende-se descrever as orientações da docente e as etapas do processo de criação do livro, detalhando a aplicação das IAG em cada fase; analisar as percepções dos estudantes sobre o uso dessas tecnologias e suas contribuições para a formação docente; investigar se a atividade permitiu o desenvolvimento de reflexões críticas e engajamento criativo; e discutir as possíveis contribuições da experiência para a construção de posturas conscientes e autônomas em relação ao uso dessas tecnologias na formação pedagógica. A metodologia adotada é de abordagem qualitativa, com foco na análise documental. Para isso, comporão o corpus da pesquisa os livros produzidos pelos estudantes, as descrições e análises do processo de produção desse material e respostas a um questionário aplicado ao final da disciplina. Como resultados esperados, a pesquisa busca identificar como o uso das IAG pode contribuir para a produção de material didático/educativo de modo crítico, criativo e ético na formação dos futuros professores. Espera-se ainda identificar caminhos para práticas pedagógicas mais reflexivas e inovadoras no contexto do ensino superior. |