| Resumo |
Este projeto tem como tema central a construção de um Sistema Agroflorestal (SAF) no âmbito do PIBID Educação do Campo, utilizando a metodologia interdisciplinar e interetapas, envolvendo turmas do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio na Escola Estadual Doutor Raimundo Alves Torres (ESEDRAT) localizada no município de Viçosa- Mg, utilizando uma abordagem transdisciplinar com a integração das disciplinas de Química, Física, Biologia, Matemática, dentre outras. A intenção é facilitar a aprendizagem por meio de práticas interdisciplinares, conscientizar os alunos sobre a importância da preservação ambiental, promover o aproveitamento do espaço escolar como ambiente educativo e sustentável e garantir alimentação saudável para a comunidade escolar. A justificativa desse projeto é utilizar o espaço ocioso da escola como recurso didático, favorecendo um ensino contextualizado e contribuindo para a melhor compreensão dos conteúdos curriculares. Os objetivos se baseiam em, desenvolver práticas educativas transdisciplinares através da construção e manejo do SAF; fomentar a sustentabilidade ambiental na comunidade escolar; integrar o espaço físico da escola como ambiente educativo produtivo e gerar alimentos saudáveis para os envolvidos. A metodologia será baseada em ciclos de investigação-ação, partindo do diagnóstico participativo do terreno, partindo do planejamento coletivo do sistema, implantação das espécies (agrícolas, florestais e frutíferas) e manutenção contínua, com registros reflexivos que conectam as etapas práticas aos saberes curriculares. Espera-se, como resultados, o aumento do interesse dos alunos pela aprendizagem, especialmente pela relação entre teoria e prática, bem como uma maior participação do corpo docente nas atividades interdisciplinares. Além disso, o projeto busca promover a conscientização ambiental e a valorização, por parte da comunidade escolar, da importância dos Sistemas Agroflorestais (SAFs) como práticas sustentáveis, educativas e produtivas. Palavras Chaves:Sistema Agroflorestal (SAF), Educação do Campo, Ensino transdisciplinar,Sustentabilidade ambiental |