Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21967

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Maria Eduarda Alves Paixão
Orientador SARA FERREIRA DE ALMEIDA
Outros membros Patricia Pinheiro de Campos Fonseca Rodrigues, SARA FERREIRA DE ALMEIDA, Yoná Evangelista dos Santos
Título SIA: Processo de construção do Sistemas Agroflorestais (SAF) para o ensino transdisciplinar na escola Esedrat.
Resumo Este projeto tem como tema central a construção de um Sistema Agroflorestal (SAF) no âmbito do PIBID Educação do Campo, utilizando a metodologia interdisciplinar e interetapas, envolvendo turmas do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio na Escola Estadual Doutor Raimundo Alves Torres (ESEDRAT) localizada no município de Viçosa- Mg, utilizando uma abordagem transdisciplinar com a integração das disciplinas de Química, Física, Biologia, Matemática, dentre outras. A intenção é facilitar a aprendizagem por meio de práticas interdisciplinares, conscientizar os alunos sobre a importância da preservação ambiental, promover o aproveitamento do espaço escolar como ambiente educativo e sustentável e garantir alimentação saudável para a comunidade escolar. A justificativa desse projeto é utilizar o espaço ocioso da escola como recurso didático, favorecendo um ensino contextualizado e contribuindo para a melhor compreensão dos conteúdos curriculares. Os objetivos se baseiam em, desenvolver práticas educativas transdisciplinares através da construção e manejo do SAF; fomentar a sustentabilidade ambiental na comunidade escolar; integrar o espaço físico da escola como ambiente educativo produtivo e gerar alimentos saudáveis para os envolvidos. A metodologia será baseada em ciclos de investigação-ação, partindo do diagnóstico participativo do terreno, partindo do planejamento coletivo do sistema, implantação das espécies (agrícolas, florestais e frutíferas) e manutenção contínua, com registros reflexivos que conectam as etapas práticas aos saberes curriculares. Espera-se, como resultados, o aumento do interesse dos alunos pela aprendizagem, especialmente pela relação entre teoria e prática, bem como uma maior participação do corpo docente nas atividades interdisciplinares. Além disso, o projeto busca promover a conscientização ambiental e a valorização, por parte da comunidade escolar, da importância dos Sistemas Agroflorestais (SAFs) como práticas sustentáveis, educativas e produtivas. Palavras Chaves:Sistema Agroflorestal (SAF), Educação do Campo, Ensino transdisciplinar,Sustentabilidade ambiental
Palavras-chave PIBID Educação do Campo, Sistema Agroflorestal, Formação Docente
Forma de apresentação..... Painel
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