| Resumo |
A democratização do acesso ao Ensino Superior no Brasil foi acompanhada da expansão do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Hoje, o exame constitui um dos principais mecanismos de acesso à graduação em território nacional. Em 1998, estudantes da Universidade Federal de Viçosa criaram o Cursinho Popular UFV. A iniciativa era vinculada ao Diretório Central dos Estudantes (DCE), com o objetivo de preparar a comunidade viçosense para o ENEM e promover uma educação crítica e popular. Com o passar do tempo, o projeto passou a se vincular institucionalmente à Universidade Federal de Viçosa, por meio da Pró-Reitoria de Ensino. Atualmente, ela fornece as bolsas aos monitores e os recursos pedagógicos necessários às atividades desenvolvidas. Em 2025, estudantes da graduação e pós-graduação da UFV atuam como bolsistas ou voluntários na organização pedagógica do Cursinho e nas ofertas das aulas. Há 10 disciplinas ministradas: Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, Redação, Sociologia/Filosofia e Química. Elas são ministradas de segunda à sexta-feira, conforme os períodos letivos da universidade, no Pavilhão de Aulas II para os alunos matriculados. Os conteúdos seguem a Matriz de Referência do ENEM e são desenvolvidos com metodologias participativas. Mais do que um espaço de preparação para vestibulares, o projeto tem como objetivo a formação política, a formação pedagógica de todos os envolvidos, a fim de fomentar a construção coletiva do conhecimento. Em fevereiro desse ano, 363 candidatos — de Viçosa e também dos municípios vizinhos — se inscreveram para as 90 vagas disponíveis. Do total, 100 seguem em lista de espera até julho. O Cursinho se destaca como uma das expressões mais significativas do movimento estudantil da UFV, conforme registro histórico de Ramos e Silveira (2016). O Cursinho Popular se configura como experiência transformadora de docência em espaços educativos não formais, pautado no compromisso social e na autonomia dos sujeitos envolvidos. |