| Resumo |
O presente artigo, vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid/Núcleo Dança), busca ensinar os alunos sobre a importância da valorização da diversidade e das diferenças culturais, especificamente através da exploração da cultura africana e da criação de máscaras com bases africanas como recurso pedagógico. O tema abordado é a falta de conhecimento e valorização da cultura africana, que pode levar à exclusão e marginalização de grupos sociais. O objetivo do estudo é promover a inclusão social e física, incentivando a reflexão sobre a importância da cultura africana e sua contribuição para a riqueza cultural global. A metodologia usada envolve a exploração da arte e da cultura africana. A aula foi aplicada na escola Raul de Leoni, em duas salas de 3° ano. Em cada sala havia aproximadamente 20 alunos.Os alunos tiveram uma breve apresentação das máscaras, por meio de um vídeo descritivo, logo após a estagiária detalhou brevemente quais tipos de máscaras existem (tecido, papel, madeira), em seguida foi distribuído material para confecção. As máscaras foram utilizadas como elemento pedagógico para o aprofundamento nas diversas etnias do continente africano, possibilitando aos alunos a compreensão de suas funções simbólicas, rituais e culturais. A atividade contribuiu para o reconhecimento da riqueza e diversidade das manifestações africanas, favorecendo reflexões sobre identidade, ancestralidade e o combate a estereótipos ainda presentes na sociedade contemporânea.A atividade resultou na confecção de máscaras funcionais com um bom acabamento pelos alunos, que demonstraram compreensão sobre os materiais mais adequados para o processo, como papelão, cartolina, tintas, canetinhas, fitas e cola. A proposta promoveu o desenvolvimento da autonomia criativa, ao mesmo tempo em que incentivou o resgate de saberes populares e tradições culturais. Como principais resultados, destacam-se a valorização da diversidade, o respeito às diferenças e a reconexão dos estudantes com suas raízes culturais. A atividade resultou na confecção de máscaras funcionais com um bom acabamento pelos alunos, que tiveram maior desenvolvimento criativo e artístico, estimulando expressões individuais e criativas. Considera-se que a utilização de máscaras africanas como um elemento pedagógico em aulas de arte pode ser uma forma eficaz de promover a inclusão e a valorização da cultura africana, contribuindo em um processo crítico e reflexivo sobre a cultura africana e como as máscaras puderam trazer de forma mais concreta os estudos sobre as etnias do continente africano e correlacionando com a própria identidade dos alunos. |