| Resumo |
A criatividade é essencial nos esportes coletivos, onde a capacidade de propor soluções inesperadas, incomuns, raras e eficientes são muito valorizadas. O futsal com suas características próprias, propícia um ambiente estimulante para atletas explorarem comportamentos criativos durante o jogo. No entanto, a forma como os treinadores entendem o conceito de criatividade e como a criatividade tática é estimulada nas sessões de treinamento ainda é pouco explorada na literatura cientifica, o que justifica a investigação sobre o conhecimento dos treinadores sobre o tema, levando em consideração a informações contidas na literatura e a proposta metodológica do Tactical Creativity Apporach (TCA). Deste modo, este estudo tem como objetivo analisar a percepção dos treinadores de categorias de base sobre a criatividade tática e investigar de que forma eles a estimulam em suas intervenções, identificando, a partir de seus relatos, as estratégias que favorecem ou limitam o seu desenvolvimento. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com delineamento descritivo e exploratório. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seis treinadores de equipes de base, sendo três da categoria sub-09 (35,6 ± 8,50 anos de idade e 3 ± 3,46 anos de experiência na categoria) e três da sub-13 (44,3 ±8,73 anos de idade e 6,6 anos ± 4,9 de experiência na categoria). As entrevistas, elaboradas pelos próprios autores, foram conduzidas a partir de um roteiro padrão e, posteriormente, transcritas integralmente. A análise dos dados foi realizada por meio da técnica de análise temática, buscando identificar a coerência entre os relatos dos treinadores sobre o entendimento o entendimento e a estimulação da criatividade e o que é descrito na literatura. Os resultados sinalizam que os treinadores entrevistados entendem a criatividade como a capacidade de improvisar, resolver problemas do jogo, executar gestos inesperados e realizar ações inesperadas. Como estratégias para estimular a criatividade em seus treinos os técnicos propõem a estimulação da tomada de decisão do atleta, treinos variados, conceder autonomia para os atletas tomarem as decisões, empregarem jogos de diferentes formatos, intervir somente após a conclusão das atividades, utilizar atividades lúdicas que estimulem a vontade de “brincar” durante as sessões, formular perguntas e questionamentos que gerem reflexões dos atletas, e por fim, incentivar práticas fora do ambiente de treinamento. O estudo revela alguns pontos inconsistentes acerca do discurso dos treinadores e a literatura. Embora demonstrem entender o conceito de criatividade, os treinadores ainda utilizam poucas estratégias específicas para o desenvolvimento da mesma durante o planejamento e condução dos treinamentos. Por fim, levando em consideração a metodologia do TCA, foi possui observar que apenas alguns princípios são utilizados pelos treinadores durante as sessões. |