| ISSN | 2237-9045 |
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| Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
| Nível | Graduação |
| Modalidade | Ensino |
| Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
| Área temática | Dimensões Sociais: ODS4 |
| Setor | Departamento de Artes e Humanidades |
| Bolsa | PIBID |
| Conclusão de bolsa | Não |
| Apoio financeiro | CAPES |
| Primeiro autor | Ana Laura Aranha de Oliveira |
| Orientador | EVANIZE KELLI SIVIERO ROMARCO |
| Outros membros | Alberto Borges Morais, DANIELLE RODRIGUES DE MORAES, Maria Clara de Souza Medeiros, Mayara Arruda Motta |
| Título | "Arte para que?" - O desinteresse dos estudantes do Ensino Médio pela disciplina de Artes |
| Resumo | “Arte para que?” - o desinteresse dos estudantes do Ensino Médio pela disciplina de Artes Autoras: Ana Laura Aranha de Oliveira e Mayara Arruda Motta Orientadora: Evanize Siviero Romarco O presente artigo, vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid/Núcleo Dança), com duração de 2 anos (2024-2026), busca entender as raízes do desinteresse dos alunos do Ensino Médio de uma escola federal em Viçosa, MG, pela disciplina de Artes e desenvolver iniciativas e diálogos que estimulem a valorização da área e transformem esse quadro. O problema que orienta a investigação parte da constatação recorrente de que muitos alunos demonstram não compreender a importância das Artes tanto para o conhecimento cultural, quanto para o desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo, muitas vezes considerando a disciplina como irrelevante ou desnecessária para sua formação escolar. Essa percepção é agravada por questões estruturais que afetam diretamente a atuação docente: a equipe escolar frequentemente associa o ensino de artes a atividades decorativas, festividades e apresentações pontuais, por esse motivo, o docente é compelido a cumprir com essas demandas, já que existe um consenso social no ambiente escolar que está implícito nas funções exigidas do professor de Artes, o que contribui para sua desmotivação e enfraquece sua metodologia pedagógica. Como consequência, o conteúdo torna-se esvaziado de significado e é frequentemente deslocado de seu contexto original, se afastando de sua potência crítica, reflexiva e formativa. Para fundamentação teórica, buscamos autores que tratam a arte como fundamental para o desenvolvimento crítico e estético e também apresentam alternativas de se trabalhar o conteúdo artístico no ensino formal como Marques (2010) e Silva et al. (2020). A metodologia consiste na pesquisa documental bibliográfica, na observação participativa e na aplicação de intervenções acompanhadas de registros e reflexões. Embora o estudo ainda esteja em desenvolvimento, tem sido possível, através das observações e pesquisas realizadas até o momento, entender melhor os motivos da baixa identificação dos alunos com o conteúdo, que acaba sendo fragmentado por projetos institucionais a curto prazo e a percepção de que a disciplina de Artes é irrelevante para a formação escolar e social do indivíduo, que se dá por um conjunto de fatores que vão desde a desvalorização por parte da equipe escolar, até a estratégias pedagógicas muitas vezes conteudistas exercida na disciplina. Os resultados esperados por meio das intervenções realizadas com os primeiros e segundos anos do Ensino Médio, envolvem os processos de diálogos e iniciativas, tanto práticas quanto reflexivas, que visam despertar o maior engajamento dos estudantes na disciplina a partir do reconhecimento da relevância da área para sua formação integral. |
| Palavras-chave | Arte, ensino médio, desinteresse escolar. |
| Forma de apresentação..... | Painel |
| Link para apresentação | Painel |
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