Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21775

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Artes e Humanidades
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Ana Laura Aranha de Oliveira
Orientador EVANIZE KELLI SIVIERO ROMARCO
Outros membros Alberto Borges Morais, DANIELLE RODRIGUES DE MORAES, Maria Clara de Souza Medeiros, Mayara Arruda Motta
Título "Arte para que?" - O desinteresse dos estudantes do Ensino Médio pela disciplina de Artes
Resumo “Arte para que?” - o desinteresse dos estudantes do Ensino Médio pela disciplina de Artes
Autoras: Ana Laura Aranha de Oliveira e Mayara Arruda Motta
Orientadora: Evanize Siviero Romarco

O presente artigo, vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid/Núcleo Dança), com duração de 2 anos (2024-2026), busca entender as raízes do desinteresse dos alunos do Ensino Médio de uma escola federal em Viçosa, MG, pela disciplina de Artes e desenvolver iniciativas e diálogos que estimulem a valorização da área e transformem esse quadro. O problema que orienta a investigação parte da constatação recorrente de que muitos alunos demonstram não compreender a importância das Artes tanto para o conhecimento cultural, quanto para o desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo, muitas vezes considerando a disciplina como irrelevante ou desnecessária para sua formação escolar. Essa percepção é agravada por questões estruturais que afetam diretamente a atuação docente: a equipe escolar frequentemente associa o ensino de artes a atividades decorativas, festividades e apresentações pontuais, por esse motivo, o docente é compelido a cumprir com essas demandas, já que existe um consenso social no ambiente escolar que está implícito nas funções exigidas do professor de Artes, o que contribui para sua desmotivação e enfraquece sua metodologia pedagógica. Como consequência, o conteúdo torna-se esvaziado de significado e é frequentemente deslocado de seu contexto original, se afastando de sua potência crítica, reflexiva e formativa. Para fundamentação teórica, buscamos autores que tratam a arte como fundamental para o desenvolvimento crítico e estético e também apresentam alternativas de se trabalhar o conteúdo artístico no ensino formal como Marques (2010) e Silva et al. (2020). A metodologia consiste na pesquisa documental bibliográfica, na observação participativa e na aplicação de intervenções acompanhadas de registros e reflexões. Embora o estudo ainda esteja em desenvolvimento, tem sido possível, através das observações e pesquisas realizadas até o momento, entender melhor os motivos da baixa identificação dos alunos com o conteúdo, que acaba sendo fragmentado por projetos institucionais a curto prazo e a percepção de que a disciplina de Artes é irrelevante para a formação escolar e social do indivíduo, que se dá por um conjunto de fatores que vão desde a desvalorização por parte da equipe escolar, até a estratégias pedagógicas muitas vezes conteudistas exercida na disciplina. Os resultados esperados por meio das intervenções realizadas com os primeiros e segundos anos do Ensino Médio, envolvem os processos de diálogos e iniciativas, tanto práticas quanto reflexivas, que visam despertar o maior engajamento dos estudantes na disciplina a partir do reconhecimento da relevância da área para sua formação integral.
Palavras-chave Arte, ensino médio, desinteresse escolar.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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