| Resumo |
O presente trabalho apresenta as ações desenvolvidas na Escola Municipal Professor Pedro Gomide Filho com os estudantes das turmas dos 5º anos do Ensino Fundamental I, no âmbito do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis — iniciativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Viçosa (MG). O programa tem como objetivo promover a formação ambiental e cidadã de estudantes, por meio de práticas pedagógicas que abordam temáticas como consumo consciente, cidadania ambiental, gestão de resíduos e educação humanitária. Durante o primeiro semestre letivo de 2025, as atividades foram organizadas em três módulos principais: Cidadania, Água e Fauna. No Módulo I – Cidadania, os alunos participaram da construção coletiva da “Árvore da Cidadania”, após debates sobre direitos, deveres e atitudes sustentáveis. O módulo foi encerrado com uma apresentação musical à comunidade escolar. O Módulo II – Água contemplou ações como o preenchimento de planilhas de consumo, uma gincana educativa sobre o uso consciente dos recursos hídricos, intitulada “Gincana Consciente: Saberes que Salvam Gotas”, e a realização de um sarau em parceria com o projeto Sarau Sociológico, no qual os estudantes elaboraram desenhos, músicas e poesias, interligando meio ambiente e cultura. No Módulo III – Fauna, foi realizada uma roda de conversa com a vereadora Marly Coelho, liderança política local, com o objetivo de dialogar sobre o cuidado, o respeito e a proteção da vida animal. Além disso, produziu-se um mural temático com reflexões sobre a fauna doméstica, intitulado “Do Outro Lado da Grade: Animais com e sem Liberdade”. Destaca-se que, durante a Semana do Meio Ambiente, foram promovidas atividades interdisciplinares, como a campanha “Escola Pedro Gomide em Ação pelo Meio Ambiente”, realizada pelos estudantes com a entrega de panfletos nas imediações da escola; a contação da história “O Mundinho”, da autora Ingrid Biesemeyer; a realização de cine-debate; uma palestra interativa em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), intitulada “Reciclagem: O Caminho para um Futuro Sustentável”; e o teatro de fantoches “Brincando de Cuidar: Uma Aventura Ambiental com o Palhaço Ecológico”, culminando com o plantio simbólico de um ipê-roxo no espaço escolar. Ao longo das atividades dos módulos, os estudantes também produziram desenhos com temáticas diversas, como “Águas de Minas” e “O Ambientalismo do Futuro”. O encerramento das ações do primeiro semestre contou com a visita do coordenador estadual do programa, Ricardo Cottini, fortalecendo o vínculo institucional e valorizando o protagonismo estudantil. Os resultados iniciais demonstram o impacto positivo da articulação entre educação ambiental e práticas pedagógicas participativas, contribuindo para a formação de sujeitos críticos, conscientes e comprometidos com a sustentabilidade e o bem coletivo. |