Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21691

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Administração e Contabilidade
Bolsa PET
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FNDE
Primeiro autor Isadora Candido Mota
Orientador JOSIEL LOPES VALADARES
Título Capacidade Crítica
Resumo A atividade de ensino “Capacidade Crítica” tem como foco o desenvolvimento do pensamento crítico através de debates sobre temas atuais. A proposta é estimular o pensamento dos membros do Programa de Educação Tutorial em Administração (PET-ADM), que através de textos disponibilizados pela comissão de ensino, buscam compreender o tema e logo após é realizado um debate com uma visão mais ampla da proposta. O objetivo principal da atividade é desenvolver nos petianos a competência do pensamento crítico, estimulando a análise reflexiva de temas atuais. Além disso, busca aprimorar a argumentação lógica, promover uma comunicação eficaz e incentivar o respeito a diferentes pontos de vista. Espera-se também ampliar o repertório cultural e informativo dos participantes, preparando-os para atuarem de forma mais consciente e responsável tanto no ambiente acadêmico quanto profissional. A atividade é realizada em encontros com duração de 1 hora, organizados pela comissão de ensino do grupo PET-ADM. Antes de cada encontro, a comissão de ensino disponibiliza materiais de apoio para estudo prévio dos participantes, relacionados ao tema em debate. Esse ano adotamos uma nova metodologia, onde há a presença de convidados para o debate dos temas com os membros, dialogando, estimulando a argumentação, expressando opiniões e construindo reflexões, onde foram apresentados temas como: “Importância da Libras no Mercado de Trabalho”,“Ética no uso da Inteligência Artificial”, e “Papel do estudante na promoção da sustentabilidade”. A condução do processo busca criar um ambiente participativo, crítico e colaborativo de aprendizagem. A atividade representa uma metodologia essencial para a construção de estudantes mais reflexivos e engajados com os desafios contemporâneos. Ao promover um espaço de diálogo e análise crítica, a proposta vai além dos limites do conteúdo técnico, incentivando o desenvolvimento de competências interpessoais e intelectuais fundamentais para a atuação ética e consciente no meio acadêmico, profissional e social. Contudo, a atividade busca reforçar o papel do PET como uma forma de formação integral, contribuindo para a formação de futuros profissionais mais preparados para lidar com a complexidade e a diversidade do mundo atual.
Palavras-chave Pensamento crítico, Reflexão, Comunicação
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,64 segundos.