| ISSN |
2237-9045 |
| Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
| Nível |
Graduação |
| Modalidade |
Ensino |
| Área de conhecimento |
Ciências Humanas e Sociais |
| Área temática |
Dimensões Sociais: ODS4 |
| Setor |
Departamento de História |
| Bolsa |
PIBID |
| Conclusão de bolsa |
Não |
| Primeiro autor |
Rafael Ferreira Alves Viana |
| Orientador |
FABIO LUIZ RIGUEIRA SIMAO |
| Outros membros |
Emanueli Adria Mendes Galocha |
| Título |
Produção de material didático complementar para as aulas de História no Colégio de Aplicação da UFV (CAp-Coluni): reflexos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência na vida de jovens professores. |
| Resumo |
Um Colégio de Aplicação é uma instituição da Educação Básica cujo principal objetivo é apoiar a formação dos licenciandos da universidade (Brasil, 1946). O Colégio de Aplicação da UFV (CAp-COLUNI) é uma instituição de Ensino Médio de referência, considerada a melhor escola pública do país de acordo com os resultados do ENEM (G1, 2025). Em 2023, o Colégio passou a ser um núcleo do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) na área de História, pela primeira vez. Os graduandos, portanto, acompanharam as aulas e projetos desenvolvidos pelos professores supervisores. Entre maio de 2023 e abril de 2024, trabalhamos com o docente do terceiro ano do Ensino Médio e auxiliamos na produção dos materiais didáticos. O objetivo do material produzido era complementar os conteúdos trabalhados em sala de aula, oferecendo aos alunos uma fonte de informações e atividades extras úteis no processo de ensino-aprendizagem. O processo de produção do material exigiu acompanhamento das aulas ministradas e pesquisa bibliográfica sobre os conteúdos abordados (a fim de garantir que a produção fosse fundamentada em fontes e trabalhos historiográficos). Após o texto escrito, fazíamos a inclusão de recursos visuais e indicações de produções culturais relacionadas ao conteúdo. Durante o ano letivo de 2023, foram produzidas quatro edições do material sobre a história do Brasil e um com temas de história geral, seguindo os conteúdos previstos para a terceira série do ensino médio. A elaboração das avaliações – que contavam com questões objetivas e discursivas – esteve atrelada aos conteúdos aprofundados pelos materiais. Após um ano da finalização da nossa participação no PIBID, entendemos o processo de elaboração de material didático complementar como fundamental para o início na vida profissional docente, pois foi um exercício de análise das aulas ministradas, a fim de encontrar e sanar lacunas explicativas. Tal exercício vem sendo reproduzido nas nossas experiências posteriores. |
| Palavras-chave |
Ensino de História, Colégio de Aplicação, Iniciação à Docência. |
| Forma de apresentação..... |
Painel |