Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21685

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de História
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Rafael Ferreira Alves Viana
Orientador FABIO LUIZ RIGUEIRA SIMAO
Outros membros Emanueli Adria Mendes Galocha
Título Produção de material didático complementar para as aulas de História no Colégio de Aplicação da UFV (CAp-Coluni): reflexos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência na vida de jovens professores.
Resumo Um Colégio de Aplicação é uma instituição da Educação Básica cujo principal objetivo é apoiar a formação dos licenciandos da universidade (Brasil, 1946). O Colégio de Aplicação da UFV (CAp-COLUNI) é uma instituição de Ensino Médio de referência, considerada a melhor escola pública do país de acordo com os resultados do ENEM (G1, 2025). Em 2023, o Colégio passou a ser um núcleo do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) na área de História, pela primeira vez. Os graduandos, portanto, acompanharam as aulas e projetos desenvolvidos pelos professores supervisores. Entre maio de 2023 e abril de 2024, trabalhamos com o docente do terceiro ano do Ensino Médio e auxiliamos na produção dos materiais didáticos. O objetivo do material produzido era complementar os conteúdos trabalhados em sala de aula, oferecendo aos alunos uma fonte de informações e atividades extras úteis no processo de ensino-aprendizagem. O processo de produção do material exigiu acompanhamento das aulas ministradas e pesquisa bibliográfica sobre os conteúdos abordados (a fim de garantir que a produção fosse fundamentada em fontes e trabalhos historiográficos). Após o texto escrito, fazíamos a inclusão de recursos visuais e indicações de produções culturais relacionadas ao conteúdo. Durante o ano letivo de 2023, foram produzidas quatro edições do material sobre a história do Brasil e um com temas de história geral, seguindo os conteúdos previstos para a terceira série do ensino médio. A elaboração das avaliações – que contavam com questões objetivas e discursivas – esteve atrelada aos conteúdos aprofundados pelos materiais. Após um ano da finalização da nossa participação no PIBID, entendemos o processo de elaboração de material didático complementar como fundamental para o início na vida profissional docente, pois foi um exercício de análise das aulas ministradas, a fim de encontrar e sanar lacunas explicativas. Tal exercício vem sendo reproduzido nas nossas experiências posteriores.
Palavras-chave Ensino de História, Colégio de Aplicação, Iniciação à Docência.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,63 segundos.