| Resumo |
A problemática do assédio em Instituições de Ensino Superior (IES) não é um problema recente, assim surge a necessidade de investigar como essas instituições estão lidando com a temática atualmente. Este trabalho teve como objetivo geral descobrir de que forma as IES brasileiras estão se adaptando ao combate do assédio moral e sexual dentro de seu ambiente universitário. Desse modo, a pesquisa se dividiu em duas etapas: a primeira realizou-se um estudo sobre o assédio em três esferas: na legislação, na jurisprudência e nos estudos de gênero. Já na segunda etapa, na qual este trabalho foi desenvolvido, houve uma análise sistemática das políticas organizacionais das IES brasileiras. Seus objetivos específicos são mapear as soluções disponíveis nas IES para o combate do assédio moral e sexual, verificar de que forma as organizações conseguem construir caminhos de combate efetivo para esse problema e refletir sobre possíveis mudanças em suas políticas organizacionais. Tais IES foram recolhidas por meio de um formulário do Google Forms, com o intuito de realizar uma checagem nas políticas que atuam no enfrentamento ao assédio no ambiente universitário. Para isso, realizou-se uma busca ativa nos sites das IES nos campos de Notícias ou correlatos para busca de informações selecionadas relativas ao tema. Os termos buscados inclui-se “assédio”, “assédio sexual”, “assédio moral”. Após a busca houve uma raspagem de dados encontrados, bem como sua sistematização com foco analítico e conclusivo. Além disso, foi realizada outra busca ativa dentro dos documentos internos das IES relativos ao tema da pesquisa, dentre eles incluiu-se regimentos, estatutos, resoluções, PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional e cartilhas de divulgação. Depois da realização das buscas, sucedeu-se uma análise qualitativa dos dados encontrados juntamente com o questionário aplicado em fevereiro de 2024. Com o material coletado somado com o referencial teórico construído ao longo de seu desenvolvimento, buscou-se entender as nuances teóricas e práticas desta temática. Possibilitando assim discorrer sobre possíveis soluções organizacionais para as IES brasileiras. Quando se trata do combate ao assédio, todas as IES deveriam monitorar a evolução e a eficácia de suas políticas internas de modo qualitativo, e não em números. É possível concluir com este trabalho que existe uma falha na comunicação entre as IES e sua comunidade, tal problema prejudica a disseminação de informações de modo amplo no ambiente universitário. Contudo, o problema do assédio dentro e fora da comunidade acadêmica não é recente, cabe às IES promover políticas e ações efetivas para o seu enfrentamento, para que assim seja possível diminuir seus impactos na vida de uma pessoa. |