Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21652

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Biologia Geral
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Thais Danielle Marcelino
Orientador GINIA CEZAR BONTEMPO
Outros membros ALINE DUARTE BATISTA, Ana Laura Assis de Oliveira Souza, Denise Oliveira Marcos dos Santos, Laura Maria da Silva Pereira, Luiz Felipe Rodrigues Cruz, Nycholas Isaac Zacarias, Samara de Andrade Gonçalves Moneque, Stéfany de Paula Evangelho
Título BioLab: construção coletiva e participativa de saberes - cidade e pluriversidade
Resumo Este trabalho apresenta os resultados das ações extensionistas desenvolvidas pelo grupo BioLab durante o período de agosto de 2024 a julho de 2025. O BioLab é um projeto de extensão iniciado em 2018, com o objetivo de estreitar a relação entre a universidade e a comunidade escolar de Viçosa, MG e região. As atividades do grupo acontecem no Setor de Educação em Ciências e Biologia, no 4° andar do Prédio das Licenciaturas (PLI)/UFV. A equipe do BioLab é composta por uma bolsista e cinco voluntários graduandos em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas, além de técnica e docente. O projeto promove visitas guiadas relacionadas ao ensino de ciências e biologia de acordo com a demanda dos professores das escolas. Além disso, são produzidos recursos didáticos que podem ser emprestados para estagiários e professores. O agendamento das visitas acontece por meio de um formulário on-line em que o professor solicita o tema a ser abordado e esclarece os objetivos da visita. A partir dessas informações, a equipe planeja a atividade de forma lúdica e participativa, buscando estimular o pensamento crítico e investigativo. Após a visita é entregue aos alunos e ao professor responsável pela turma um formulário de avaliação para identificar aspectos positivos e aspectos a serem aprimorados. Entre agosto de 2024 a julho de 2025, foram recebidos 588 alunos, sendo 382 da rede pública e 206 da rede privada, totalizando 14 escolas diferentes. Dentre essas instituições, dez eram de Viçosa-MG e as demais de Coimbra (MG), Cataguases (MG), Ponte Nova (MG) e Rio de Janeiro (RJ). Nesse mesmo período, foram emprestados 66 recursos didáticos, 16 livros, 20 modelos anatômicos, seis instrumentos de laboratório, 10 itens de papelaria e 14 equipamentos para aulas de campo. Além disso, foram desenvolvidos três jogos didáticos (“Jogo da Mata Atlântica”, “Dominó doenças da água” e “Quem sou eu? Sistemas do corpo humano”) e o modelo didático “Monte sua célula”, composto por células procarióticas, animais e vegetais e seus respectivos componentes celulares. De acordo com os retornos dos professores e alunos, foi possível constatar a eficácia das metodologias e recursos didáticos utilizados, com destaque para o uso de microscópios, modelos anatômicos/celulares e de dinâmicas para organização dos grupos. A mediação dos monitores foi avaliada como assertiva e clara. Os professores ressaltaram a infraestrutura dos laboratórios de ensino e a variedade de recursos didáticos. Com base nos resultados apresentados evidencia-se a relevância do BioLab como espaço de ensino e aprendizagem. As ações desenvolvidas vêm contribuindo para a construção do conhecimento de forma coletiva e aproximando a universidade da comunidade escolar e vice-versa. Desse modo o projeto cumpre com seu papel na extensão universitária e na formação de futuros professores.
Palavras-chave Espaço não formal, recursos didáticos, extensão universitária
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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