| Resumo |
O exercício docente constitui-se em uma prática profissional essencial para o desenvolvimento do educando, principalmente no espaço escolar. Nesse sentido, refletir acerca do papel do professor significa, também, contextualizar a precária condição de trabalho que este profissional enfrenta no exercício da profissão, em diferentes contextos e níveis de ensino. Visando contribuir para essa reflexão, a presente pesquisa teve por objetivo analisar os desafios vividos pelos professores no exercício do trabalho docente durante o período da pandemia e seus desdobramentos. Mais especificamente, buscou compreender a organização e o funcionamento das escolas públicas do Município de Ubá para dar continuidade ao ensino, no modelo remoto; o suporte e a orientação pedagógica para os professores nesse período, a condição do trabalho docente durante o ensino remoto, as mudanças no cenário educacional e as necessidades de formação destes profissionais frente ao espaço mediado pelas tecnologias digitais. A metodologia adotada baseou-se na abordagem qualitativa, fazendo uso de questionário com questões abertas e fechadas, explorando perfil dos participantes e aspectos relativos ao período da pandemia, com o propósito de produzir informações sobre a prática dos educadores e as condições socioculturais, de maneira ampla, e da prática dos educadores neste cenário. E entrevista narrativa, tendo como base o trabalho dos professores durante a pandemia da COVID-19. Na entrevista, os eixos temáticos foram abordados de forma flexível, mantendo a atenção ao tema de estudo. Foi levantado o número de trinta e três (33) professores atuantes, no período da pandemia, em duas escolas públicas selecionadas no município de Ubá. Desses trinta e três (33), 9 responderam ao questionário; e, desses 9, 6 se dispuseram a participar da entrevista narrativa. Os primeiros dados analisados da pesquisa indicam que os profissionais enfrentaram dificuldades e desafios no contexto de atuação, como a adaptação repentina no modelo remoto e a conciliação da jornada de trabalho com a vida pessoal. Os resultados ainda indicam os desafios em relação às adaptações da prática docente, à infraestrutura, ao apoio educacional e tecnologias digitais, recorrentes no decorrer do trabalho. Dessa forma, considera-se, finalmente, que os profissionais enfrentaram esse período de mudanças com adaptações e buscas para dar continuidade ao ensino, vivenciando os desafios e buscando oferecer aos educandos um ensino com qualidade frente a realidade vivenciada. |