Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21614

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Dimensões Sociais: ODS1
Setor Departamento de Matemática
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Érick de Castro Vieira Magalhães
Orientador ANDERSON LUIS ALBUQUERQUE DE ARAUJO
Título Análise Geométrica, EDP's em Geometria Diferencial e o problema de Yamabe.
Resumo A Análise Geométrica é um campo que relaciona técnicas de equações diferenciais parciais (EDP's) não lineares e análise funcional para estabelecer novos resultados em Geometria Diferencial e topologia diferencial. Esta área nasce na década de 1960 com os trabalhos diversificados de matemáticos como S.-T. Yau, K. Uhlenbeck, R. Schoen, R. Hamilton, L. Niremberg e J. Nash, que buscavam estudar a estrutura de variedades diferenciáveis, Riemannianas e simpléticas do ponto de vista analítico e da análise de equações elípticas. Suas maiores realizações incluem a solução da conjectura de Poincaré pelo fluxo de Ricci, por Grigori Perelman em 2002 e também a solução da conjectura de willmore por meio da teoria min-max de Almgrem-Pitts para superfícies mínimas em 2012, através dos trabalhos de Fernando Codá Marques e André Neves.

Nosso objetivo é apresentar os aspectos históricos e motivacionais desta nova área da matemática, que por ser muito jovem, acaba sendo desconhecida da grande maioria dos estudantes de graduação e por vezes pós-graduaçao. Queremos também esclarecer alguns dos problemas principais que é a busca por existência de métricas Riemannianas especiais que atuam como solução de equações diferenciais parciais geométricas, usando com exemplo o problema de Yamabe e sua procura por uma métrica conforme capaz de resolver a equação de Yamabe, está última sendo o objeto principal de estudo do trabalho de iniciação científica do autor.

Construiremos também os operadores diferenciais principais que se usam ao trabalhar com superfícies no espaço euclidiano R^3 como é o caso do operador de Laplace-Beltrami que atuam como uma modificação do laplaciano no espaço euclidiano.

Por fim, desejamos localizar a área dentro de um escopo geral da geometria diferencial e equações diferenciais parciais e avaliar suas conexões com vários tópicos de topologia, análise e física-matemática, incluindo o estudo das Superfícies Mínimas e dos fluxos de curvatura média (fluxo de Ricci e Yamabe), do Cálculo de Variações e da Geometria Conforme, das Aplicações Harmônicas (análise global e subvariedades mínimas) e das teorias de gauge e da Relatividade de Einstein (equações de Yang-Mills e os teoremas de energia positiva).
Palavras-chave Equações, Geometria, Yamabe
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,69 segundos.