Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21611

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Paulo Henrique Bibiano da Luz
Orientador DOIARA SILVA DOS SANTOS
Outros membros Raphael Henrique Pereira Silva
Título A Rivalidade e a Construção da Cooperação: Um Relato de Experiência do PIBID em Aulas de Educação Física
Resumo Durante a fase inicial do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) ocorre o período de observação das aulas escolares, quando os estudantes universitários (IDs) têm o primeiro contato com a escola-campo, antes das etapas de co-participação e regência. Nesse momento, ao observar as aulas de Educação Física de uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental, identificou-se uma dificuldade significativa de cooperação entre os alunos. Embora participativos, quando envolvidos em atividades coletivas de caráter competitivo demonstravam forte rivalidade — inclusive dirigida a colegas específicos — o que prejudicava o andamento das aulas e a execução das atividades propostas, pois conflitos recorrentes e comportamentos competitivos exagerados eram frequentes. Diante desse diagnóstico, e em alinhamento ao plano de ensino elaborado para a turma, as duas primeiras aulas de regência foram organizadas em torno do tema “A Cooperação e a importância de cooperar”, utilizando o conteúdo de Jogos e Brincadeiras como meio pedagógico. O propósito central foi provocar reflexão sobre atitudes e comportamentos, favorecendo a compreensão da convivência harmoniosa e do trabalho em grupo. Estruturou-se, então, uma sequência de duas aulas com jogos cooperativos em complexidade crescente (iniciando em duplas, depois equipes e, por fim, envolvendo toda a turma). As propostas dialogaram diretamente com a habilidade EF35EF02 da Base Nacional Comum Curricular, que orienta o planejamento de estratégias para garantir a participação segura e inclusiva de todos em brincadeiras e jogos populares, inclusive os de matriz indígena e africana. Desde as primeiras atividades, observou-se que a competitividade estava muito presente, tornando a execução desafiadora. No entanto, a introdução de valores da cooperação (como respeito, solidariedade, empatia, diálogo, entre outros) nas atividades trouxe mudanças perceptíveis: os alunos leram mensagens, refletiram, discutiram e, gradualmente, passaram a ajustar suas próprias atitudes. Na segunda aula, os alunos revisaram os conteúdos anteriores e aprofundaram a relação entre os valores da cooperação e ações práticas. O efeito acumulado foi expressivo: os alunos começaram a valorizar a cooperação, reduzir conflitos e reconhecer a importância de atuar em grupo. Em aulas subsequentes, passaram inclusive a se cobrar mutuamente por comportamentos colaborativos, demonstrando que não só aprenderam o conceito, mas começaram a aplicá-lo de forma concreta. Conclui-se que essa sequência de aulas contribuiu para transformar a dinâmica relacional da turma, promovendo aprendizagens motoras e socioemocionais (atitudinais). A experiência reforça o papel da Educação Física como espaço privilegiado para o desenvolvimento de valores éticos, solidários e respeitosos, essenciais à vida em sociedade.
Palavras-chave Rivalidade, Cooperação, PIBID Educação Física
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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