| ISSN | 2237-9045 |
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| Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
| Nível | Graduação |
| Modalidade | Ensino |
| Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
| Área temática | Dimensões Sociais: ODS10 |
| Setor | Departamento de História |
| Bolsa | PIBID |
| Conclusão de bolsa | Não |
| Apoio financeiro | CAPES |
| Primeiro autor | Allan Bezerra Alves |
| Orientador | VANESSA LANA |
| Título | Dar olhares a outras histórias: O esvaziamento da história da Ásia no ensino tradicional. |
| Resumo | Os relatos a seguir expressam a minha experiência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, pretendo descrever minha experiência de docência em temas de história da Ásia, mais precisamente história da Índia, às razões pela qual me levaram a ofertar a aula e o seu devido sucesso ao aplicar. Ao chegar na Escola Municipal Doutor Arthur Bernardes, percebi nuances de discursos marcados por fortes raízes de intolerância religiosa, principalmente com religiões não cristãs, na ocasião, discursos, piadas de mal tom ou até mesmo perguntas inocentes por parte dos alunos. Provocado por essas impressões, me desafiei a pensar algo que ajudaria a expandir os horizontes histórico imagético destes alunos, conforme fui observando às aulas e o livro didático, foi de quase que imediato perceber a quase ausência de conteúdos envolvendo história da Ásia, com uma pequena exceção no 9º ano do Ensino fundamental, que em um pequeno vislumbre aparece sobre a Revolução Chinesa. Somado a minha pesquisa envolvendo história do Subcontinente Indiano, identifiquei uma brecha para ofertar uma aula sobre a formação do subcontinente indiano na antiguidade e a história do Hinduísmo e do Budismo, com essa aula eu seria capaz de apresentar realidades tão distantes e desconhecidas para eles, em algo humanamente próximo e possível de compreender, de se imaginar . Durante a aula aplicada, a observação de um discurso com cunho de intolerância religiosa ficou mais esclarecida, afinal, a origem de todos os seus preconceitos estavam estabelecidos em um não conhecer, em reproduzir um discurso por não saberem, em duas aulas de 50 minutos cada, onde fui capaz de mobilizar diversos conceitos históricos com tranquilidade, com uma sala de aula atenta, curiosa e até mesmo admirada. Na experiência de aula verdadeiras transmutações ocorreram, alunos que não prestavam atenção sentarem à frente , perguntas necessárias e alinhadas (dentro do possível para o 6º ano) com a aula e até mesmo uma pergunta interessante ao fim da aula “professor, eu posso ser budista igual eles e ser católica?” essa pergunta deixei que ela consultasse sua comunidade religiosa, mas me tocou essa curiosidade, que me revelou que ao contar a história da Índia, do Budismo e do Hinduísmo, eu proporcionei a possibilidade, dessa aluna de olhar para uma civilização distinta da sua e ainda sim os entender como um semelhante, como pessoas com cultura e fé própria que tinham sua historicidade, alí percebi o sucesso da minha aula, eu fui capaz de mostrar a esses alunos questões humanas, no caso questões humanas em seu tempo. |
| Palavras-chave | história da Índia, Budismo e Hinduísmo, intolerância religiosa |
| Forma de apresentação..... | Painel |
| Link para apresentação | Painel |
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