| Resumo |
Por meio das ações promovidas pelo PIBID, buscamos elaborar aulas que integrassem diversas dimensões da Educação Física ao longo da trajetória escolar. Este relato apresenta uma reflexão sobre uma aula planejada com foco nas Práticas Corporais de Aventura, com o objetivo de proporcionar aos alunos a vivência da atividade de Hiking, realizada por meio de uma trilha na Mata do Paraíso, pertencente à Universidade Federal de Viçosa. A aula foi realizada no dia 10 de agosto de 2023, com os estudantes do 7º ano da Escola Estadual Padre Álvaro Corrêa Borges. A atividade foi viabilizada graças a uma parceria com o Grupo de Estudo e Interpretação Ambiental (GEIA – Mata), que organiza trilhas interpretativas na região, sob coordenação do Departamento de Engenharia Florestal da UFV. A Mata do Paraíso é um relevante fragmento de floresta protegido pela universidade, reconhecido por sua diversidade biológica e pela preservação de espécies em risco. A preparação envolveu contato prévio com o GEIA, solicitação de transporte junto à prefeitura de Viçosa, autorização dos responsáveis pelos alunos e orientações específicas sobre a trilha. Durante o percurso, os guias compartilharam conhecimentos sobre os animais, plantas e aspectos históricos do local, despertando o interesse dos alunos, que se mostraram curiosos e fizeram perguntas ao longo do trajeto. Um aspecto marcante foi a participação ativa de estudantes que, normalmente, não se envolvem tanto nas aulas tradicionais, revelando um novo engajamento. A postura colaborativa e entusiasmada da turma surpreendeu positivamente os guias, especialmente considerando o número e a faixa etária dos participantes. A experiência reforçou a percepção de que a Educação Física pode ir além dos espaços convencionais da escola, como a sala de aula ou a quadra, abrindo caminhos para vivências significativas e interdisciplinares, despertando o interesse por práticas pouco exploradas. Isso amplia as possibilidades de conexão com os conteúdos e favorece a identificação dos estudantes com diferentes propostas do componente curricular. |