| Resumo |
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem como finalidade principal incentivar a formação inicial de professores, proporcionando experiências práticas que contribuam para o desenvolvimento de competências pedagógicas e, consequentemente, para a melhoria da qualidade da educação básica pública. Este trabalho apresenta uma experiência desenvolvida no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (CAp-COLUNI), por meio do PIBID - NID Biologia, com a execução do Projeto Reciclar, idealizado e coordenado pela docente de Biologia do referido colégio. A iniciativa está diretamente articulada à adesão do CAp-COLUNI ao Selo UFV + Sustentável, um programa institucional que visa fomentar ações voltadas à sustentabilidade nos diversos setores da UFV. Inserido no eixo de resíduos, o Projeto Reciclar teve como objetivo central promover a separação adequada e pesagem dos resíduos orgânicos gerados no ambiente escolar, possibilitando sua transformação em adubo orgânico por meio da compostagem. O projeto foi realizado do dia 25 de fevereiro a 8 de julho de 2025. Foram distribuídas dez lixeiras, devidamente identificadas em pontos estratégicos do colégio, com a finalidade de incentivar todos da comunidade escolar a realizar o descarte correto e consciente dos resíduos orgânicos. As lixeiras foram semanalmente monitoradas por meio de registros fotográficos. A cada 15 dias, realizou-se a coleta e a pesagem do conteúdo de cada lixeira por meio de uma balança digital. Posteriormente, todo o conteúdo foi colocado em composteiras previamente construídas pelos alunos da 1ª série do Ensino Médio, durante aulas práticas. O uso das composteiras configurou-se como um recurso didático eficaz para o ensino da Ecologia e Conservação na disciplina de Biologia. Ao longo do processo de monitoramento e coleta, observou-se uma evolução gradual na adesão ao uso correto das lixeiras, com o aumento do volume de resíduos orgânicos coletados. Contudo, verificou-se também, a recorrência de resíduos não orgânicos misturados, sobretudo nas lixeiras de maior acesso aos estudantes, diferentemente das utilizadas, prioritariamente, pelos docentes, que apresentaram menor mistura. Pretende-se no 2º semestre de 2025, utilizar-se de todos os dados coletados como recurso didático para o ensino da confecção e interpretação de gráficos nas aulas de Matemática da 1ª série. Os resultados obtidos reforçam a importância de ações educativas contínuas voltadas à conscientização e debates regulares acerca da separação adequada de resíduos produzidos. Conclui-se que tais medidas, contribuem para uma formação de hábitos sustentáveis, mudanças de comportamentos nos espaços escolares, sobretudo entre os estudantes, evidenciando, assim, o potencial transformador das práticas pedagógicas, aliadas à sustentabilidade ambiental. |