Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21600

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Dimensões Ambientais: ODS12
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Cintia Gonçalves Corrêa
Orientador ATIMA CLEMENTE ALVES ZUANON
Outros membros LIDIANE MARIA FERRAZ ROSA, MIRIAM TERESINHA DOS SANTOS
Título Projeto Reciclar: Separação do lixo orgânico no Colégio de Aplicação - CAp-COLUNI, uma experiência didático pedagógica
Resumo O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem como finalidade principal incentivar a formação inicial de professores, proporcionando experiências práticas que contribuam para o desenvolvimento de competências pedagógicas e, consequentemente, para a melhoria da qualidade da educação básica pública. Este trabalho apresenta uma experiência desenvolvida no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (CAp-COLUNI), por meio do PIBID - NID Biologia, com a execução do Projeto Reciclar, idealizado e coordenado pela docente de Biologia do referido colégio. A iniciativa está diretamente articulada à adesão do CAp-COLUNI ao Selo UFV + Sustentável, um programa institucional que visa fomentar ações voltadas à sustentabilidade nos diversos setores da UFV. Inserido no eixo de resíduos, o Projeto Reciclar teve como objetivo central promover a separação adequada e pesagem dos resíduos orgânicos gerados no ambiente escolar, possibilitando sua transformação em adubo orgânico por meio da compostagem. O projeto foi realizado do dia 25 de fevereiro a 8 de julho de 2025. Foram distribuídas dez lixeiras, devidamente identificadas em pontos estratégicos do colégio, com a finalidade de incentivar todos da comunidade escolar a realizar o descarte correto e consciente dos resíduos orgânicos. As lixeiras foram semanalmente monitoradas por meio de registros fotográficos. A cada 15 dias, realizou-se a coleta e a pesagem do conteúdo de cada lixeira por meio de uma balança digital. Posteriormente, todo o conteúdo foi colocado em composteiras previamente construídas pelos alunos da 1ª série do Ensino Médio, durante aulas práticas. O uso das composteiras configurou-se como um recurso didático eficaz para o ensino da Ecologia e Conservação na disciplina de Biologia. Ao longo do processo de monitoramento e coleta, observou-se uma evolução gradual na adesão ao uso correto das lixeiras, com o aumento do volume de resíduos orgânicos coletados. Contudo, verificou-se também, a recorrência de resíduos não orgânicos misturados, sobretudo nas lixeiras de maior acesso aos estudantes, diferentemente das utilizadas, prioritariamente, pelos docentes, que apresentaram menor mistura. Pretende-se no 2º semestre de 2025, utilizar-se de todos os dados coletados como recurso didático para o ensino da confecção e interpretação de gráficos nas aulas de Matemática da 1ª série. Os resultados obtidos reforçam a importância de ações educativas contínuas voltadas à conscientização e debates regulares acerca da separação adequada de resíduos produzidos. Conclui-se que tais medidas, contribuem para uma formação de hábitos sustentáveis, mudanças de comportamentos nos espaços escolares, sobretudo entre os estudantes, evidenciando, assim, o potencial transformador das práticas pedagógicas, aliadas à sustentabilidade ambiental.
Palavras-chave Resíduo orgânico, Composteira, PIBID
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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