Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21597

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Institucionais: ODS16
Setor Departamento de Letras
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro SICOOB-UFVCredi
Primeiro autor Guilherme José Salgado Rodrigues
Orientador MARIANA RAMALHO PROCOPIO XAVIER
Título O contrato de comunicação e o ethos do sujeito presidente nos discursos de posse de Luiz Inácio Lula da Silva em 2003
Resumo Este trabalho propõe uma análise do contrato de comunicação e da construção do ethos do sujeito comunicante nos discursos políticos de posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, proferidos em 1º de janeiro de 2003, tanto no Congresso Nacional quanto no Parlatório do Palácio do Planalto. Fundamentado na teoria semiolinguística do discurso de Charaudeau (2005, 2008, 2011), o estudo parte do princípio de que os discursos institucionais, especialmente os de posse presidencial, configuram uma cena de forte carga simbólica, em que o sujeito comunicante – já legitimado pelo voto – busca reforçar sua autoridade e estabelecer um vínculo com seus interlocutores por meio de estratégias discursivas específicas. A análise centra-se, especialmente, na cena enunciativa do discurso à nação no Parlatório do Palácio do Planalto, por se tratar de um momento de performance pública que envolve não apenas a reafirmação do compromisso político, mas também a projeção de uma imagem de si, ou ethos, que visa persuadir, emocionar e legitimar o ciclo do novo governo. O estudo considera o contrato de comunicação que se estabelece nesse contexto, ou seja, o conjunto de regras implícitas que orienta a relação entre o comunicante e enunciador (o presidente) e seus destinatários e interpretantes (a população brasileira), mediado por condições de produção específicas e por um imaginário de situação institucional e simbólica. Nesse sentido, busca-se responder às seguintes perguntas: quais são os mecanismos discursivos mobilizados por Lula para construir um ethos e quais são os tipos mobilizados? Como o contrato de comunicação modela as possibilidades de dizer e influencia a escolha das estratégias discursivas? De que modo o sujeito do discurso se apresenta e representa os sujeitos destinatários nesse cenário de alta solenidade política? A análise dos elementos linguístico-discursivos presentes nos pronunciamentos será realizada com base em categorias da teoria de Charaudeau (2008, 2011), como os sujeitos do discurso e a noção de contrato de comunicação. Ao investigar essas dimensões, pretende-se evidenciar como o discurso de posse, enquanto gênero político-institucional, opera como um espaço de construção de sentido atravessado por disputas simbólicas e por expectativas sociais, culturais e políticas. Este estudo contribuirá para os debates sobre a linguagem política e o funcionamento discursivo das instituições, lançando luz sobre as formas pelas quais o sujeito presidencial, inserido em uma situação comunicativa altamente regulada, atua discursivamente para construir vínculos, significar sua atuação e legitimar-se no cenário nacional.
Palavras-chave Teoria Semiolinguística, Discurso Político, Discurso de Posse
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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