Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21569

ISSN 2237-9045
Instituição Instituto Federal de Minas Gerais campus Ponte Nova
Nível Ensino médio
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Educação
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor João Paulo Pires Mansur Botelho
Orientador Cássia do Carmo Pires Fernandes
Outros membros Luiza Mendes de Andrade Lana
Título Incentivo à arte e à cultura brasileira no ensino médio: uma proposta no Instituo Federal de Ponte Nova
Resumo No mundo pós-moderno em que vivemos, tomado pelo individualismo e pela correria de nossas rotinas, acabamos viciados por prazeres curtos e acessíveis, como vídeos rápidos, músicas breves e repetitivas e inteligências artificiais, que limitam o desenvolvimento do raciocínio próprio, a criatividade, a expressividade do sentir humano e o questionamento do mundo exterior: tudo que é impulsionado e criticado pela arte.
Diante desse contexto, a fim de aproximar a racionalidade da sensibilidade humana e de acalmar a geração da ansiedade, entendemos que a arte – expressa de qualquer maneira – é a melhor forma de minimizar os efeitos negativos do vício em “dopamina barata”. Assim, nós, alunos do terceiro ano técnico integrado em Administração do IFMG campus Ponte Nova, desenvolvemos a Semana de Valorização da Arte e Cultura Brasileira no Ambiente Escolar. O projeto consiste em atividades extracurriculares que envolvem a imersão dos estudantes em diversas formas de arte como pintura, desenho, fotografia, artes digitais, artesanato, música, dança e literatura. Especificamente, os objetivos são: estimular a criatividade, promover a integração dos estudantes, contribuir positivamente para a formação cultural e servir como um exercício da paciência e concentração em tempos de rapidez e superficialidade dos conteúdos consumidos pelas massas populacionais nas redes sociais.
As ações do projeto foram realizadas no contraturno, de forma facultativa, e nas aulas de Língua Portuguesa e Literatura,de forma obrigatória. Para isso, foram firmadas parcerias com o Festival de Teatro de Ponte Nova, CEU das Artes, Academia de Letras, Ciências e Artes de Ponte Nova, Percepção Musical, estúdio de dança, e outras entidades que promoveram oficinas, exposições, rodas de conversa e palestras sobre a história da arte brasileira e sobre a sua importância para a construção da sociedade contemporânea.
Espera-se, com essa iniciativa piloto, fortalecer o vínculo dos estudantes com a cultura nacional e possibilitar a construção de novos sentidos para sua vivência escolar, promovendo a arte como caminho de expressão, acolhimento e transformação social.
Palavras-chave Educação, Arte, Cultura
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,67 segundos.