| Resumo |
A manutenção eficiente das infraestruturas de transporte é um dos principais desafios enfrentados no contexto da promoção da indústria, inovação e infraestrutura no Brasil. Entre os diversos elementos que compõem essa rede, as Obras de Arte Especiais (OAE), notadamente, as pontes e viadutos, exercem um papel estratégico na garantia da mobilidade, da segurança viária e da integração territorial. Diante desse cenário, é evidente a importância do desenvolvimento de metodologias capazes de prever com, precisão aceitável, as demandas de manutenção dessas estruturas, de modo a otimizar a alocação de recursos públicos e garantir seu funcionamento adequado e seguro. Esse projeto é desenvolvido em parceria com o Departamento de Engenharia Civil (DEC) da UFV e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), com o objetivo de investigar e aprimorar métodos preditivos aplicados à manutenção de pontes rodoviárias em âmbito nacional. A pesquisa busca desenvolver modelos preditivos baseados em Redes Neurais para estimar serviços e custos de manutenção, conciliando critérios de segurança estrutural com responsabilidade fiscal e inovação tecnológica. É utilizado um conjunto de dados fornecido pelo DNIT, contendo informações técnicas sobre aproximadamente 500 pontes e viadutos rodoviários distribuídos em território nacional. As variáveis incluem características como largura, extensão total, histórico de danos e histórico de serviços, entre outras. Inicialmente, foi realizado um estudo analítico dos dados e aplicado aos mesmos, um protocolo de limpeza e pré-processamento, a fim de aumentar a qualidade da informação ali representada. Até o momento, os resultados obtidos são preliminares e ainda não permitem conclusões. No entanto, a continuidade do projeto, com o desenvolvimento de uma arquitetura de rede neural mais robusta, a consolidação de um banco de dados estruturado e a implementação de um servidor dedicado para processamento e treinamento, apresenta grande potencial para alcançar resultados mais consistentes. A expectativa é que, com essa expansão, seja possível obter modelos preditivos precisos e úteis para o planejamento de manutenções nas pontes rodoviárias nacionais. |