Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21526

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Dimensões Econômicas: ODS9
Setor Departamento de Informática
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Marianna Drago Verduin
Orientador MARCOS HENRIQUE FONSECA RIBEIRO
Outros membros FLAVIO ANTONIO FERREIRA, JOSE MARIA FRANCO DE CARVALHO
Título Desenvolvimento de Modelos Preditivos para Gestão da Manutenção de Obras de Arte Especiais no Brasil
Resumo A manutenção eficiente das infraestruturas de transporte é um dos principais desafios enfrentados no contexto da promoção da indústria, inovação e infraestrutura no Brasil. Entre os diversos elementos que compõem essa rede, as Obras de Arte Especiais (OAE), notadamente, as pontes e viadutos, exercem um papel estratégico na garantia da mobilidade, da segurança viária e da integração territorial. Diante desse cenário, é evidente a importância do desenvolvimento de metodologias capazes de prever com, precisão aceitável, as demandas de manutenção dessas estruturas, de modo a otimizar a alocação de recursos públicos e garantir seu funcionamento adequado e seguro. Esse projeto é desenvolvido em parceria com o Departamento de Engenharia Civil (DEC) da UFV e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), com o objetivo de investigar e aprimorar métodos preditivos aplicados à manutenção de pontes rodoviárias em âmbito nacional. A pesquisa busca desenvolver modelos preditivos baseados em Redes Neurais para estimar serviços e custos de manutenção, conciliando critérios de segurança estrutural com responsabilidade fiscal e inovação tecnológica. É utilizado um conjunto de dados fornecido pelo DNIT, contendo informações técnicas sobre aproximadamente 500 pontes e viadutos rodoviários distribuídos em território nacional. As variáveis incluem características como largura, extensão total, histórico de danos e histórico de serviços, entre outras. Inicialmente, foi realizado um estudo analítico dos dados e aplicado aos mesmos, um protocolo de limpeza e pré-processamento, a fim de aumentar a qualidade da informação ali representada. Até o momento, os resultados obtidos são preliminares e ainda não permitem conclusões. No entanto, a continuidade do projeto, com o desenvolvimento de uma arquitetura de rede neural mais robusta, a consolidação de um banco de dados estruturado e a implementação de um servidor dedicado para processamento e treinamento, apresenta grande potencial para alcançar resultados mais consistentes. A expectativa é que, com essa expansão, seja possível obter modelos preditivos precisos e úteis para o planejamento de manutenções nas pontes rodoviárias nacionais.
Palavras-chave pontes, redes neurais, modelos preditivos
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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