Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21513

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de História
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Lucas Cunha Carvalho de Oliveira
Orientador PRISCILA RIBEIRO DORELLA
Outros membros Ana Alice Dias Sampaio, Marcos Paulo da Silva Oliveira, Maria Clara de Almeida Pacheco, Rhuan Arruda de Souza
Título Ensino de História e a Luta Racial : Práticas Pedagógicas para a Construção de uma Consciência Antirracista no Ensino Médio
Resumo O seguinte trabalho tem como base um projeto desenvolvido pelos graduandos bolsistas do programa PIBID , onde foram produzidos ao longo do primeiro bimestre da Escola Estadual Santa Rita de Cássia, uma série de aulas com foco em problemas de pesquisa observados pelos pibidianos no ambiente escolar. Com foco nos alunos do 3° ano do ensino médio, o tema geral do projeto é focado na história e na importância de se atentar a pautas raciais e no movimento Anti-racista. Nessa perspectiva, a proposta é justificada a partir de observações feitas no ambiente escolar que apresenta uma realidade majoritariamente negra na composição estudantil. O trabalho produzido foi dividido em 3 diferentes frentes com aspectos metodológicos que se consolidam em um só projeto, promovendo uma reflexão histórica dos movimentos sociais na luta dos direitos civis nos Estados Unidos, aspectos sócio-culturais, como a relação do futebol com o movimento anti-racista no Brasil, além de uma desconstrução do mito da democracia racial brasileira, retornando ao período da escravidão, e as consequências sociais geradas pelo processo durante a contemporaneidade. Os objetivos gerais do projeto consistem em promover uma reflexão crítica sobre os processos históricos de exclusão racial e ao mesmo tempo destacar o protagonismo negro em narrativas, bem como apresentar formas e exemplos práticos de como incorporar a luta anti-racista na sala de aula, a fim de estimular o pensamento antirracista e a valorização da cultura afro-brasileira. Ademais, a metodologia inclui debates expositivos fundamentados em um referencial teórico dialogado com trabalhos de pesquisas críticas realizados pelos alunos , além de relatos de experiências que discutem e analisam os resultados tirados das dinâmicas utilizadas como ferramenta de ensino. Entre os resultados obtidos dessa experiência docente, destacam-se a participação ativa dos alunos em debates sobre preconceito racial, o desenvolvimento de indagações críticas capazes de identificar o racismo em diferentes estruturas na sociedade brasileira e a produção de trabalhos autorais dos alunos que servem de base para a discussão do presente trabalho. Em conclusão, se faz como perspectiva demonstrar por meio de experiências em sala de aula a eficiência do ensino de História aliado à abordagens socioculturais, elucidando estratégias potentes para o enfrentamento do racismo, para a valorização da cultura afro-brasileira e para a formação de sujeitos críticos e engajados na transformação social.
Palavras-chave Antirracismo, educação, cultura afro-brasileira
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,67 segundos.