Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21508

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Educação
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Daniele Jacob Rodrigues
Orientador VALTER MACHADO DA FONSECA
Outros membros Carmen Lucia Ferreira Silva
Título Trabalho e Formação do Ser Social: Uma Análise Crítica das Concepções de Estudantes com base no Materialismo Histórico-Dialético
Resumo Este trabalho tem como objetivo investigar as concepções de trabalho entre estudantes, com foco em compreender como esses sujeitos se percebem como trabalhadores e, principalmente, de que forma a conciliação entre estudo e trabalho afeta sua trajetória acadêmica. A pesquisa será desenvolvida a partir da perspectiva do materialismo histórico-dialético, que entende o trabalho como fundante da constituição do ser social. O primeiro capítulo será dedicado à discussão teórica sobre o conceito de trabalho no campo marxista, com base nos escritos de Karl Marx, Ricardo Antunes, István Mészáros e Georg Lukács. Serão abordadas as categorias de trabalho vivo e trabalho morto, suas implicações e a inserção do trabalho intelectual, como o ato de estudar, nesse debate. Também será discutida a recorrente desvalorização do trabalho intelectual e o processo de esvaziamento da noção de classe, que dificulta a identificação dos estudantes como parte da classe trabalhadora. O segundo capítulo apresentará o levantamento do estado do conhecimento, por meio da definição de palavras-chave e da busca em bases acadêmicas em plataformas como CAPES e SciELO, com a seleção e análise de produções científicas que dialogam com o tema. No terceiro capítulo, será realizada a etapa empírica da pesquisa, composta por um grupo focal com estudantes, buscando aprofundar qualitativamente suas percepções, e pela aplicação de um questionário com o objetivo de coletar dados quantitativos que ampliem a compreensão do fenômeno investigado. Por fim, o quarto capítulo trará a análise crítica dos dados obtidos, articulando-os com o referencial teórico, de modo a compreender as formas como os estudantes significam o trabalho, suas experiências na tentativa de equilibrar rotinas acadêmicas e laborais, e como isso reflete em sua formação. Espera-se que a pesquisa contribua para evidenciar as contradições vividas por jovens estudantes-trabalhadores no contexto do ensino superior e para fortalecer uma leitura crítica da realidade social a partir da centralidade do trabalho na vida dos sujeitos.
Palavras-chave Trabalho e educação, estudantes-trabalhadores, materialismo histórico-dialético;
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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