| Resumo |
Este trabalho tem como objetivo investigar as concepções de trabalho entre estudantes, com foco em compreender como esses sujeitos se percebem como trabalhadores e, principalmente, de que forma a conciliação entre estudo e trabalho afeta sua trajetória acadêmica. A pesquisa será desenvolvida a partir da perspectiva do materialismo histórico-dialético, que entende o trabalho como fundante da constituição do ser social. O primeiro capítulo será dedicado à discussão teórica sobre o conceito de trabalho no campo marxista, com base nos escritos de Karl Marx, Ricardo Antunes, István Mészáros e Georg Lukács. Serão abordadas as categorias de trabalho vivo e trabalho morto, suas implicações e a inserção do trabalho intelectual, como o ato de estudar, nesse debate. Também será discutida a recorrente desvalorização do trabalho intelectual e o processo de esvaziamento da noção de classe, que dificulta a identificação dos estudantes como parte da classe trabalhadora. O segundo capítulo apresentará o levantamento do estado do conhecimento, por meio da definição de palavras-chave e da busca em bases acadêmicas em plataformas como CAPES e SciELO, com a seleção e análise de produções científicas que dialogam com o tema. No terceiro capítulo, será realizada a etapa empírica da pesquisa, composta por um grupo focal com estudantes, buscando aprofundar qualitativamente suas percepções, e pela aplicação de um questionário com o objetivo de coletar dados quantitativos que ampliem a compreensão do fenômeno investigado. Por fim, o quarto capítulo trará a análise crítica dos dados obtidos, articulando-os com o referencial teórico, de modo a compreender as formas como os estudantes significam o trabalho, suas experiências na tentativa de equilibrar rotinas acadêmicas e laborais, e como isso reflete em sua formação. Espera-se que a pesquisa contribua para evidenciar as contradições vividas por jovens estudantes-trabalhadores no contexto do ensino superior e para fortalecer uma leitura crítica da realidade social a partir da centralidade do trabalho na vida dos sujeitos. |