| Resumo |
O projeto CINEMARTE1 fundamenta-se no uso de produções audiovisuais, como filmes, documentários e séries, como ferramenta pedagógica capaz de potencializar a compreensão dos fenômenos sociais, aproximando os conteúdos acadêmicos das experiências cotidianas dos estudantes, pois ao inserir elementos da cultura pop no ambiente escolar, o projeto busca tornar o processo de ensino-aprendizagem mais significativo e acessível aos seus integrantes, utilizando os conhecimentos produzidos através de estudo e pesquisa na Universidade para compor ações concretas que possibilitem discussões, debates e articulação dos conteúdos que fazem parte do dia a dia dos jovens do Ensino Médio, isto é, que dialoguem com o capital cultural base dos alunos com respeito para assim exercitar a autonomia crítica de cada indivíduo. O objetivo central é desenvolver a percepção sociológica dos participantes, capacitando discentes e docentes para a análise crítica de um contexto marcado por informações massivas e produções culturais de massa e para isso, o projeto propôs, até o momento, metodologias ativas e participativas, como oficinas temáticas, concursos de escrita e análise, debates e a produção de materiais didáticos de apoio como revistas e desenvolvimento de jogos, que demonstraram potencial para desenvolver engajamento e pensamento crítico, mas o projeto também enfrentou desafios significativos, como a necessidade de conciliar tempo limitado, recursos disponíveis e objetivos pedagógicos, como o planejamento cuidadoso e adaptação contínua para selecionar conteúdos midiáticos que simultaneamente atraíssem o interesse dos jovens e servissem como ferramentas efetivas para abordagem curricular. A continuidade do projeto inclui a ampliação de ações como a construção de uma plataforma digital, incorporando produções acadêmicas de estudantes em um acervo aberto e interativo, e a pesquisa e desenvolvimento de material didático de apoio aos professores em formação e em atuação, que integrará a cultura pop aos conteúdos de Sociologia alinhados à BNCC, consolidando as ações anteriores e promovendo redes colaborativas para o uso crítico da cultura pop na educação. Assim, o CINEMARTE1, ao transformar produções da cultura popular em objetos de análise sociológica, não apenas facilita o acesso ao conhecimento acadêmico, mas subverte o tradicional ensino verticalizado, sugerindo que o verdadeiro impacto está menos na transmissão de conceitos e mais na criação de uma postura investigativa e entendendo que a sala de aula não é o limite para produzir conhecimento e aprender a construir o senso crítico da realidade. |