Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21491

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Ciências Sociais
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Carlos Daniel Gonçalves Carlesso
Orientador ICARO GABRIEL DA FONSECA ENGLER
Outros membros Davi Pereira Goulart
Título Projeto CINEMARTE1: Uma Metodologia de Ensino de Sociologia, com foco no senso crítico dos indivíduos através de produções midiáticas
Resumo O projeto CINEMARTE1 fundamenta-se no uso de produções audiovisuais, como filmes, documentários e séries, como ferramenta pedagógica capaz de potencializar a compreensão dos fenômenos sociais, aproximando os conteúdos acadêmicos das experiências cotidianas dos estudantes, pois ao inserir elementos da cultura pop no ambiente escolar, o projeto busca tornar o processo de ensino-aprendizagem mais significativo e acessível aos seus integrantes, utilizando os conhecimentos produzidos através de estudo e pesquisa na Universidade para compor ações concretas que possibilitem discussões, debates e articulação dos conteúdos que fazem parte do dia a dia dos jovens do Ensino Médio, isto é, que dialoguem com o capital cultural base dos alunos com respeito para assim exercitar a autonomia crítica de cada indivíduo. O objetivo central é desenvolver a percepção sociológica dos participantes, capacitando discentes e docentes para a análise crítica de um contexto marcado por informações massivas e produções culturais de massa e para isso, o projeto propôs, até o momento, metodologias ativas e participativas, como oficinas temáticas, concursos de escrita e análise, debates e a produção de materiais didáticos de apoio como revistas e desenvolvimento de jogos, que demonstraram potencial para desenvolver engajamento e pensamento crítico, mas o projeto também enfrentou desafios significativos, como a necessidade de conciliar tempo limitado, recursos disponíveis e objetivos pedagógicos, como o planejamento cuidadoso e adaptação contínua para selecionar conteúdos midiáticos que simultaneamente atraíssem o interesse dos jovens e servissem como ferramentas efetivas para abordagem curricular. A continuidade do projeto inclui a ampliação de ações como a construção de uma plataforma digital, incorporando produções acadêmicas de estudantes em um acervo aberto e interativo, e a pesquisa e desenvolvimento de material didático de apoio aos professores em formação e em atuação, que integrará a cultura pop aos conteúdos de Sociologia alinhados à BNCC, consolidando as ações anteriores e promovendo redes colaborativas para o uso crítico da cultura pop na educação. Assim, o CINEMARTE1, ao transformar produções da cultura popular em objetos de análise sociológica, não apenas facilita o acesso ao conhecimento acadêmico, mas subverte o tradicional ensino verticalizado, sugerindo que o verdadeiro impacto está menos na transmissão de conceitos e mais na criação de uma postura investigativa e entendendo que a sala de aula não é o limite para produzir conhecimento e aprender a construir o senso crítico da realidade.
Palavras-chave Audiovisual, Educação, Sociologia
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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