Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21439

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Biologia Geral
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Luise Teixeira Alves
Orientador GINIA CEZAR BONTEMPO
Outros membros HELIO PAULO PEREIRA FILHO, Sarah Reis Morais de Melo
Título Perspectivas dos formandos do CAp-Coluni sobre o ingresso no ensino superior: expectativas, escolhas e motivações
Resumo Este trabalho tem como objetivo apresentar uma análise das expectativas, preferências e motivações dos formandos do Colégio de Aplicação - Coluni/UFV em relação ao ingresso no ensino superior. O interesse pelo tema surgiu da vivência das autoras durante a disciplina de Estágio Supervisionado em Educação em Biologia, obrigatória para os licenciandos em Biologia. Com a autorização da direção e coordenação pedagógica da escola e com o apoio do professor regente e da professora orientadora do estágio, foi aplicado um questionário, por meio do Google Forms, aos estudantes concluintes do ensino médio. Dos 159 alunos matriculados, 25 responderam ao questionário, o que corresponde a um retorno de 15,72%. A proximidade do final do semestre letivo e a semana de provas podem ter influenciado na baixa resposta. Ainda assim, foi possível levantar dados sobre idade, gênero, cidade e escola de origem, escolha de curso e instituição, bem como os motivos dessas escolhas. Os resultados indicaram que a maioria dos respondentes pretendiam ingressar em um curso superior desde o primeiro momento em que entraram no Coluni, sendo Medicina a carreira mais almejada, seguida por Direito, Engenharias e áreas como Ciência de Dados e Relações Econômicas Internacionais. As universidades mais citadas como preferidas foram a UFMG, UFJF, USP, UFV e FGV, que se destacam pela qualidade de ensino, proximidade geográfica e políticas de acesso (como bolsas e vestibulares seriados). A proximidade geográfica foi um fator importante de escolha, principalmente entre os alunos de outros estados que não Minas Gerais. Entre os principais critérios de escolha dos cursos estão a identificação pessoal com a área, afinidade com disciplinas específicas (como Biologia, Física ou Linguagens), desejo de ajudar o próximo e a perspectiva de carreira. Para as escolhas institucionais a motivação foi influenciada por fatores como prestígio da universidade, localização, estrutura oferecida e programas de ingresso diferenciados. A pesquisa também revelou que, para alguns estudantes, as opções iniciais foram revistas ao longo do ensino médio, influenciadas por vivências escolares, contato com profissionais da área e amadurecimento pessoal, mas para alguns a escolha não se alterou e suas vivências no ensino médio confirmaram suas escolhas anteriores. Em síntese, os dados demonstram um corpo discente reflexivo, com escolhas bem fundamentadas, alinhadas às suas vocações, realidades sociais e expectativas de futuro.
Palavras-chave Ensino Médio, Ensino Superior, Escolhas profissionais
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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