| Resumo |
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma análise das expectativas, preferências e motivações dos formandos do Colégio de Aplicação - Coluni/UFV em relação ao ingresso no ensino superior. O interesse pelo tema surgiu da vivência das autoras durante a disciplina de Estágio Supervisionado em Educação em Biologia, obrigatória para os licenciandos em Biologia. Com a autorização da direção e coordenação pedagógica da escola e com o apoio do professor regente e da professora orientadora do estágio, foi aplicado um questionário, por meio do Google Forms, aos estudantes concluintes do ensino médio. Dos 159 alunos matriculados, 25 responderam ao questionário, o que corresponde a um retorno de 15,72%. A proximidade do final do semestre letivo e a semana de provas podem ter influenciado na baixa resposta. Ainda assim, foi possível levantar dados sobre idade, gênero, cidade e escola de origem, escolha de curso e instituição, bem como os motivos dessas escolhas. Os resultados indicaram que a maioria dos respondentes pretendiam ingressar em um curso superior desde o primeiro momento em que entraram no Coluni, sendo Medicina a carreira mais almejada, seguida por Direito, Engenharias e áreas como Ciência de Dados e Relações Econômicas Internacionais. As universidades mais citadas como preferidas foram a UFMG, UFJF, USP, UFV e FGV, que se destacam pela qualidade de ensino, proximidade geográfica e políticas de acesso (como bolsas e vestibulares seriados). A proximidade geográfica foi um fator importante de escolha, principalmente entre os alunos de outros estados que não Minas Gerais. Entre os principais critérios de escolha dos cursos estão a identificação pessoal com a área, afinidade com disciplinas específicas (como Biologia, Física ou Linguagens), desejo de ajudar o próximo e a perspectiva de carreira. Para as escolhas institucionais a motivação foi influenciada por fatores como prestígio da universidade, localização, estrutura oferecida e programas de ingresso diferenciados. A pesquisa também revelou que, para alguns estudantes, as opções iniciais foram revistas ao longo do ensino médio, influenciadas por vivências escolares, contato com profissionais da área e amadurecimento pessoal, mas para alguns a escolha não se alterou e suas vivências no ensino médio confirmaram suas escolhas anteriores. Em síntese, os dados demonstram um corpo discente reflexivo, com escolhas bem fundamentadas, alinhadas às suas vocações, realidades sociais e expectativas de futuro. |