Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21410

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Dimensões Sociais: ODS3
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Emilly Victória Marques Silva Reis
Orientador GABRIELLA SOARES DE SOUZA
Outros membros Amanda Soares Montalvao Ferreira, Diéssica Dornelas de Faria Freitas, João Victor Mota Pereira, Lucas Araújo Vaz, Luiza Silva Rezende, Maria Luísa Sousa Araujo, Mariana Ferreira Augusto, Náthaly da Silva Xavier
Título Projeto Respirando Bem: uma intervenção educativa e prática junto a pais e responsáveis sobre a saúde respiratória infantil.
Resumo Introdução: As doenças respiratórias são um desafio para a saúde mundial e afetam grande parte da população pediátrica, podendo gerar complicações a curto e longo prazo na saúde infantil. Têm efeitos prejudiciais ao bem-estar e geram implicações no desenvolvimento e na qualidade de vida das crianças. Considerando que as atividades de educação em saúde visam construir a autonomia dos indivíduos para melhorias no cotidiano da comunidade, inserir pais e responsáveis como agentes ativos na compreensão das doenças é essencial para garantir a equidade no acesso aos serviços de saúde e para a criação de ambientes mais saudáveis para as crianças. Objetivos: Relatar a experiência de planejamento e execução do projeto de extensão “Respirando Bem”, em alinhamento ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 3, que visa promover saúde e bem-estar. Principais ações: O projeto busca auxiliar pais e responsáveis de crianças de escolas públicas e privadas do Ensino Fundamental I. Foram enviados questionários pré-encontro acerca da saúde respiratória com os alunos, para que os pais respondessem e colocassem suas dúvidas. Foi planejado um encontro com os responsáveis para esclarecer dúvidas, orientar sobre o ambiente ao qual a criança está inserida, o uso correto de medicamentos para asma, a lavagem nasal de maneira prática, bem como informar sobre sinais de agravo que indiquem necessidade de procurar o médico. Após o encontro, foi aplicado um questionário para avaliar o aproveitamento dos pais. Também foi desenvolvida uma cartilha com orientações sobre lavagem nasal e cuidados com a saúde respiratória. Ambos os questionários são anônimos e sem finalidade de pesquisa científica, dispensando TCLE conforme Resolução nº 510/2016 de 7 de abril de 2016 do Conselho Nacional de Saúde. Resultados: Até a data de submissão do presente resumo, foram realizados contatos com as direções das escolas Effie Rolfs, Dr. Januário de Andrade Fontes e Santa Rita de Cássia para adequação da logística e das datas para palestras. O primeiro encontro ocorreu na Escola Estadual Effie Rolfs e apesar da entrega dos questionários com boa adesão, não houve comparecimento dos responsáveis, de modo que a palestra foi apresentada à coordenação e aos professores. Isso indica a necessidade de melhor divulgação e abordagem dos tutores, bem como adequação das datas para as próximas atividades. Conclusão: Considerando que a educação é uma das maiores ferramentas para a promoção do bem-estar, o projeto visa auxiliar pais e responsáveis com relação à saúde respiratória infantil. No primeiro encontro, observou-se dificuldade de engajamento desses indivíduos. Assim, novas reuniões com os membros do projeto e diretorias escolares serão definidas para contornar as adversidades. Uma estratégia a ser aplicada nas próximas ações é a realização das atividades em conjunto com as reuniões de pais, momento em que há maior comprometimento com a escola e com a saúde e educação dos filhos.
Palavras-chave Doenças das Vias Respiratórias, Pediatria, Educação em Saúde
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,67 segundos.