Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21283

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Dimensões Sociais: ODS2
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Ana Elisa Silva Pinto
Orientador MIRELLA LIMA BINOTI
Outros membros Gonçalo Avelar de Paula Lemos, Isabela Cristina da Silva Nascimento, LUIZA CARLA VIDIGAL CASTRO
Título Criação de logomarca e mídias digitais para projeto de extensão: relato de experiência.
Resumo A logomarca é extremamente importante para a identidade visual de um grupo, pois transmite sua essência e valores, e portanto deve ser bem planejada para comunicar a mensagem desejada. Na atualidade, as mídias digitais fazem parte do dia a dia de todos os individuos, fornecendo muitas informações, tanto para a pesquisa quanto para a sociedade, e podem ser consideradas componentes presentes na comunicação de massa. Assim, mediante o interesse em alcançar diversas pessoas, em várias instâncias da sociedade, para além dos muros da universidade, faz-se necessário a criação de uma logo e de mídias digitais para as atividades desenvolvidas na instituição. Este trabalho tem como objetivo descrever a criação de uma identidade (logomarca), um Instagram e um e-mail institucional para um projeto de extensão. No contexto do projeto "Comer em Ação", o processo criativo da logomarca envolveu o uso de software de design gráfico (Canva), além da participação ativa dos membros da equipe na definição de cores, fontes e símbolos representativos da proposta. Foram desenvolvidas diferentes opções de logotipo, com variações de arte e de cores, e, por meio de enquetes e reuniões, foram escolhidas cores quentes e acolhedoras, associadas à alimentação e ao cuidado, com tons de laranja, azul e verde, buscando transmitir sensações de saúde e vitalidade. A composição visual pretendia ainda, garantir legibilidade em diferentes tamanhos e dispositivos. Paralelamente, foi criado o e-mail institucional, por meio de contato com a Diretoria de Tecnologia da Informação, que forneceu o passo a passo para a consolidação da conta com o domínio da Universidade Federal de Viçosa. O processo durou cerca de cinco dias, e ao final, a conta foi criada. Após, foi estruturado um perfil oficial do projeto em uma rede social digital (Instagram), em um processo simples e guiado pela própria plataforma, com o objetivo de divulgar as atividades do projeto, partilhar conteúdos educativos e lembretes de inscrições das atividades do projeto. A escolha da plataforma baseou-se em sua ampla adesão entre o público universitário e em sua interface para interação e disseminação de informações em tempo real. A gestão das mídias digitais incluiu o planejamento de postagens, elaboração de artes e textos acessíveis, além do monitoramento do engajamento dos seguidores, de modo a adaptar a comunicação às demandas e anceio do público. As interações registradas por meio de curtidas, compartilhamentos, comentários e mensagens diretas demonstraram o interesse pelo conteúdo publicado, e o sentimento de pertencimento e reconhecimento em relação ao projeto. Além disso, o uso das redes sociais permite aproximação da equipe organizadora com o público. A criação da logomarca e das mídias digitais contribuiu para aumentar o alcance do projeto Comer em Ação na comunidade, promovendo maior engajamento e divulgação das ações desenvolvidas, consolidando-se como um espaço de troca, aprendizagem e promoção da saúde.
Palavras-chave Processo criativo, Instagram, e-mail institucional
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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