| Resumo |
A logomarca é extremamente importante para a identidade visual de um grupo, pois transmite sua essência e valores, e portanto deve ser bem planejada para comunicar a mensagem desejada. Na atualidade, as mídias digitais fazem parte do dia a dia de todos os individuos, fornecendo muitas informações, tanto para a pesquisa quanto para a sociedade, e podem ser consideradas componentes presentes na comunicação de massa. Assim, mediante o interesse em alcançar diversas pessoas, em várias instâncias da sociedade, para além dos muros da universidade, faz-se necessário a criação de uma logo e de mídias digitais para as atividades desenvolvidas na instituição. Este trabalho tem como objetivo descrever a criação de uma identidade (logomarca), um Instagram e um e-mail institucional para um projeto de extensão. No contexto do projeto "Comer em Ação", o processo criativo da logomarca envolveu o uso de software de design gráfico (Canva), além da participação ativa dos membros da equipe na definição de cores, fontes e símbolos representativos da proposta. Foram desenvolvidas diferentes opções de logotipo, com variações de arte e de cores, e, por meio de enquetes e reuniões, foram escolhidas cores quentes e acolhedoras, associadas à alimentação e ao cuidado, com tons de laranja, azul e verde, buscando transmitir sensações de saúde e vitalidade. A composição visual pretendia ainda, garantir legibilidade em diferentes tamanhos e dispositivos. Paralelamente, foi criado o e-mail institucional, por meio de contato com a Diretoria de Tecnologia da Informação, que forneceu o passo a passo para a consolidação da conta com o domínio da Universidade Federal de Viçosa. O processo durou cerca de cinco dias, e ao final, a conta foi criada. Após, foi estruturado um perfil oficial do projeto em uma rede social digital (Instagram), em um processo simples e guiado pela própria plataforma, com o objetivo de divulgar as atividades do projeto, partilhar conteúdos educativos e lembretes de inscrições das atividades do projeto. A escolha da plataforma baseou-se em sua ampla adesão entre o público universitário e em sua interface para interação e disseminação de informações em tempo real. A gestão das mídias digitais incluiu o planejamento de postagens, elaboração de artes e textos acessíveis, além do monitoramento do engajamento dos seguidores, de modo a adaptar a comunicação às demandas e anceio do público. As interações registradas por meio de curtidas, compartilhamentos, comentários e mensagens diretas demonstraram o interesse pelo conteúdo publicado, e o sentimento de pertencimento e reconhecimento em relação ao projeto. Além disso, o uso das redes sociais permite aproximação da equipe organizadora com o público. A criação da logomarca e das mídias digitais contribuiu para aumentar o alcance do projeto Comer em Ação na comunidade, promovendo maior engajamento e divulgação das ações desenvolvidas, consolidando-se como um espaço de troca, aprendizagem e promoção da saúde. |