Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21276

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Institucionais: ODS16
Setor Departamento de Administração e Contabilidade
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Betânia Barros Lourenço
Orientador DIEGO COSTA MENDES
Outros membros Arthur de Paula Silva, Júllya Ágatha Monteiro Costa
Título Combate e Prevenção: um Mapeamento de Políticas Institucionais Contra Assédio em IES Brasileiras
Resumo A partir da compreensão do assédio como prática nociva associada às relações de poder e hierarquia, com danos à saúde física e psíquica das vítimas, a pesquisa buscou compreender como as IES brasileiras têm estruturado políticas e ações diante dessa problemática. Para tanto, este estudo realizou mapeamento das políticas institucionais de enfrentamento ao assédio moral e sexual em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, com base nas 100 primeiras universidades classificadas no Scimago Institutions Rankings (SIR) de 2024. Metodologicamente, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo categorial, considerando o alinhamento das normativas aos marcos legais vigentes (como a Lei 14.540/2023) e aos princípios constitucionais, aspectos políticos, legais, sociais, de prevenção e combate. Foram analisadas portarias, cartilhas, ações afirmativas e políticas institucionais divulgadas nos sites oficiais das IES ou obtidas por meio do contato com as ouvidorias. O estudo identificou importantes avanços condicionados pelo Decreto nº 12.122/2024, que instituiu um Plano Federal de combate e prevenção ao assédio sexual e moral. Ao identificar boas práticas e limitações, o trabalho oferece subsídios para a elaboração de diretrizes institucionais mais conscientes, que priorizem o acolhimento, a prevenção e a transformação cultural. Em síntese, o mapeamento desenvolvido nesta pesquisa constitui um diagnóstico crítico sobre o cenário atual das políticas de enfrentamento ao assédio no ensino superior brasileiro, reforçando o papel das IES na promoção de ambientes acadêmicos mais seguros, inclusivos e comprometidos com a justiça social. O fazer da pesquisa buscou romper com a cultura do silêncio e com a banalização do fenômeno, a partir da premissa que somente a existência de políticas não garante sua eficácia. É necessário cuidado com a transparência dos casos, acessibilidade nos canais de denúncia, engajamento e a promoção continuada de campanhas contra as diversas formas de violência no ambiente institucional, dentre elas o assédio.
Palavras-chave Assédio, IES, políticas institucionais.
Forma de apresentação..... Painel
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