Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21187

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Dimensões Sociais: ODS2
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Isabela Cristina da Silva Nascimento
Orientador MIRELLA LIMA BINOTI
Outros membros Ana Elisa Silva Pinto, Gonçalo Avelar de Paula Lemos, LUIZA CARLA VIDIGAL CASTRO, Michele Cristina, Pedrina de Souza Lima
Título Oficinas de Educação alimentar e Nutricional do Projeto Comer em Ação: Etapa 1
Resumo Estudantes universitários muitas vezes enfrentam restrições econômicas, rotinas acadêmicas intensas e ausência de conhecimentos sobre alimentação saudável e habilidades culinárias, fatores que contribuem para padrões alimentares inadequados, comprometendo a saúde, o rendimento acadêmico e a permanência estudantil. Assim, projetos de extensão voltados à promoção da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) se consolidam como instrumentos de transformação social, oportunizando acesso à informação, estímulo à autonomia alimentar e fortalecimento de práticas alimentares conscientes e sustentáveis, especialmente entre populações em situação de vulnerabilidade social. O objetivo deste trabalho é descrever as atividades desenvolvidas no projeto de extensão “Comer em Ação” vinculado ao Departamento de nutrição e Saúde da Universidade Federal de Viçosa (UFV), com estudantes residentes nas moradias estudantis da instituição, tendo como ferramenta oficinas de educação alimentar e nutricional, e de habilidades culinárias. A divulgação das atividades ocorreu pela rede social do projeto e também via e-mail institucional, com o apoio da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários. Os estudantes que demonstraram interesse, realizaram inscrição por meio de formulário eletrônico. Até julho de 2025, foram realizadas quatro oficinas: duas de educação alimentar e nutricional, que incluíram exposições teórico-práticas, promovendo a interação entre os participantes e esclarecimento de dúvidas; e duas de habilidades culinárias, conduzidas por meio da execução de preparações alimentares, possibilitando o “praticar enquanto se aprende”. Ao final de cada oficina, foi aplicado um formulário para aferir a percepção dos estudantes em relação à atividade desenvolvida. Todos os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido no primeiro encontro. Está previsto que respondam também a um formulário final, após três meses do encerramento das atividades, com o objetivo de mensurar a contribuição do projeto na melhoria da qualidade de vida, saúde e bem-estar. 40 estudantes se inscreveram, 14 compareceram à primeira oficina, 10 à segunda, 10 à terceira e 8 à quarta. Todas as avaliações registraram a nota máxima aos atributos avaliados, correspondendo à opção “gostei muito”. A adesão voluntária, o envolvimento ativo nas atividades e o elevado grau de satisfação demonstrado, indicam que as oficinas configuram-se como estratégias interessantes para promover SAN. Espera-se que, com a continuidade das atividades, seja possível contribuir com a saúde, qualidade de vida e bem estar dos estudantes residentes nas moradias estudantis, e com políticas institucionais voltadas à permanência estudantil e, ainda, fortalecer o papel da universidade como promotora da equidade e para um Futuro Sustentável.
Palavras-chave segurança alimentar, habilidades culinárias, vunerabilidade social
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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