| Resumo |
Em virtude das dificuldades estruturais enfrentadas pelas escolas públicas brasileiras, como a ausência de laboratórios, materiais adequados e carga horária reduzida para disciplinas científicas, muitos alunos do ensino fundamental têm acesso limitado a conhecimentos sobre microbiologia. Considerando a relevância do tema para a saúde, alimentação, ecologia e cotidiano, o projeto de extensão promovido pela disciplina MBI 471 – Projetos de Extensão em Microbiologia buscou, por meio de atividades práticas e interativas, popularizar o conhecimento microbiológico entre os alunos do 8º e 9º ano da Escola Estadual Raul de Leoni. O projeto foi desenvolvido durante seis encontros em cada turma, conduzido por cinco discentes da disciplina, com o apoio de uma docente orientadora. As aulas foram realizadas na escola e parte dos materiais foi preparada e analisada nos laboratórios da Universidade Federal de Viçosa. As atividades integraram exposições teóricas acessíveis, experimentos, análises microscópicas e construção de materiais educativos pelos próprios alunos. Foram aplicados dois questionários, um de diagnóstico e outro final, com o objetivo de avaliar o impacto do projeto.Os resultados demonstraram avanços significativos: antes das atividades, 63,6% dos estudantes afirmaram não saber nada sobre microrganismos, percentual que caiu para 10,5% após as atividades. Além disso, 89,5% passaram a relatar algum conhecimento, entre saber “um pouco”, “muito” ou “bastante”. A percepção sobre os microrganismos também evoluiu: inicialmente, 30,8% acreditavam que os microrganismos fazem apenas mal, mas esse número caiu para 10,5% após as ações educativas. Ao final, 89,5% dos estudantes compreenderam que os microrganismos podem fazer bem e mal, revelando uma visão mais ampla e realista sobre seu papel no cotidiano. Apesar dos avanços, notou-se uma redução na empolgação dos alunos ao longo do projeto, o que pode estar relacionado à limitação de recursos e ao tempo curto de execução para práticas mais atrativas. O projeto proporcionou a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, promovendo uma experiência transformadora para os discentes e despertando nos alunos da escola o interesse pela ciência e pela universidade como espaço de formação. No entanto, destaca-se a necessidade de investimento em infraestrutura e recursos pedagógicos, para que projetos futuros possam atingir seu potencial máximo e oferecer experiências ainda mais completas e engajadoras. Agradecimentos: UFV, Projeto 450 - Apoio em Atividades de Extensão para o Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas, DMB, Escola Estadual Raul de Leoni, LAMIC. |