Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21160

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Microbiologia
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Guilherme de Castro Gonçalves
Orientador MARLIANE DE CASSIA SOARES DA SILVA
Outros membros Bianca Ellen de Oliveira, MIRIAM TERESINHA DOS SANTOS, Pedro Gabriel Carneiro Moreira, Sarah Reis Morais de Melo, Yohanna Moraes da Silva
Título Conhecendo o Invisível: Os Microrganismos em Nosso Cotidiano
Resumo Em virtude das dificuldades estruturais enfrentadas pelas escolas públicas brasileiras, como a ausência de laboratórios, materiais adequados e carga horária reduzida para disciplinas científicas, muitos alunos do ensino fundamental têm acesso limitado a conhecimentos sobre microbiologia. Considerando a relevância do tema para a saúde, alimentação, ecologia e cotidiano, o projeto de extensão promovido pela disciplina MBI 471 – Projetos de Extensão em Microbiologia buscou, por meio de atividades práticas e interativas, popularizar o conhecimento microbiológico entre os alunos do 8º e 9º ano da Escola Estadual Raul de Leoni. O projeto foi desenvolvido durante seis encontros em cada turma, conduzido por cinco discentes da disciplina, com o apoio de uma docente orientadora. As aulas foram realizadas na escola e parte dos materiais foi preparada e analisada nos laboratórios da Universidade Federal de Viçosa. As atividades integraram exposições teóricas acessíveis, experimentos, análises microscópicas e construção de materiais educativos pelos próprios alunos. Foram aplicados dois questionários, um de diagnóstico e outro final, com o objetivo de avaliar o impacto do projeto.Os resultados demonstraram avanços significativos: antes das atividades, 63,6% dos estudantes afirmaram não saber nada sobre microrganismos, percentual que caiu para 10,5% após as atividades. Além disso, 89,5% passaram a relatar algum conhecimento, entre saber “um pouco”, “muito” ou “bastante”. A percepção sobre os microrganismos também evoluiu: inicialmente, 30,8% acreditavam que os microrganismos fazem apenas mal, mas esse número caiu para 10,5% após as ações educativas. Ao final, 89,5% dos estudantes compreenderam que os microrganismos podem fazer bem e mal, revelando uma visão mais ampla e realista sobre seu papel no cotidiano. Apesar dos avanços, notou-se uma redução na empolgação dos alunos ao longo do projeto, o que pode estar relacionado à limitação de recursos e ao tempo curto de execução para práticas mais atrativas. O projeto proporcionou a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, promovendo uma experiência transformadora para os discentes e despertando nos alunos da escola o interesse pela ciência e pela universidade como espaço de formação. No entanto, destaca-se a necessidade de investimento em infraestrutura e recursos pedagógicos, para que projetos futuros possam atingir seu potencial máximo e oferecer experiências ainda mais completas e engajadoras.
Agradecimentos: UFV, Projeto 450 - Apoio em Atividades de Extensão para o Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas, DMB, Escola Estadual Raul de Leoni, LAMIC.
Palavras-chave microrganismos, microbiologia, educação
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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