Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21116

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Institucionais: ODS16
Setor Departamento de Administração e Contabilidade
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Júllya Ágatha Monteiro Costa
Orientador DIEGO COSTA MENDES
Outros membros Arthur de Paula Silva
Título Violência e Cultura Institucional: o Assédio em Instituições de Ensino Superior
Resumo O assédio é um fenômeno catalisado por diferentes matrizes comportamentais as quais permitem a sua própria caracterização, podendo ser compreendido nas esferas da violência moral e sexual. É universalmente compreendido como conjunto de ações e/ou falas abusivas, pautadas em relações de poder e hierarquia, que tem por fim constranger, intimidar ou humilhar uma pessoa, reverberando danos à dignidade, integridade física e/ou psíquica da vítima. A complexidade dessas formas de violência e abuso demandam por investigações sobre como tais práticas nocivas se manifestam em diferentes ambientes de socialização. Partindo dessa máxima, a presente pesquisa buscou compreender como se estrutura o assédio sexual e moral dentro das Instituições de Ensino Superior (IES) e quais são os principais debates contemporâneos sobre o tema apresentados pela literatura internacional. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura sobre o assédio no ambiente universitário e utiliza-se como recortes temáticos os aspectos políticos, culturais, sociais, econômicos, estratégias de prevenção e de enfrentamento do assédio moral e sexual como categorias analíticas sobre o corpus selecionado. A estratégia metodológica centrou-se a partir de uma análise sistemática de 38 artigos publicados entre 2015 e 2024 nas bases Scopus e Web of Science, com base em critérios de inclusão e exclusão. Fundada sobre o dever moral e legal de tornar os espaços acadêmicos éticos, bioéticos e seguros para todos os membros da comunidade acadêmica, as universidades têm como compromisso transformar suas próprias culturas institucionais. Os apontamentos da análise indicam que o assédio é um fenômeno social enraizado e que demanda a formação de políticas institucionais eficazes para o seu combate. A relevância do tema, portanto, dispõe que esse fenômeno tem prevalência global e é de interesse coletivo compreender os principais aspectos em curso para que seja possível depreender a forma como as IES brasileiras devem (ou podem) se posicionar a fim de promover espaço de convivência democrático, com bem-estar e sem violência.
Palavras-chave Assédio, Universidades, Políticas Institucionais.
Forma de apresentação..... Painel
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