| Resumo |
O presente trabalho teve como objetivo identificar e analisar quais saberes o envolvimento em projetos de extensão, durante a formação inicial, tem proporcionado aos(as) licenciandos(as) em Ciências Biológicas, Matemática, Pedagogia e Educação do Campo da Universidade Federal de Viçosa, e sua relação com a aprendizagem da profissão docente. A revisão bibliográfica sobre a formação docente, enfatizando aspectos como a diversidade da formação de professores, e sobre a extensão universitária, explorando o panorama histórico da extensão brasileira, se constituíram na base analítica do estudo. Metodologicamente a pesquisa de abordagem qualitativa se pautou pelo tipo de pesquisa documental, analisando projetos e relatórios de extensão que contemplavam a formação docente. Foram selecionados quatro projetos, com os aspectos citados, referentes às licenciaturas mencionadas. Foi feita uma análise desses documentos encontrados em domínio público. Além disso, foram investidos esforços em promover um debate sobre o papel desses projetos, tanto para a comunidade viçosense, como para os estudantes envolvidos no processo. As discussões permitiram a identificação de aspectos que evidenciam a importância dos projetos de extensão para a formação acadêmica. No âmbito das licenciaturas, destaca-se o papel crucial da experiência como formadora de conhecimentos, que, dentre outros espaços e projetos, pode ser concebida por meio da extensão. Apesar do baixo interesse dos licenciandos pela carreira docente, como evidenciado pela literatura referenciada no campo da formação de professores (Gatti e Barreto, 2009), é possível afirmar que ao participarem de projetos de extensão, juntamente com a formação mais específica para a docência, em disciplinas da educação, os estudantes passam a se sentirem mais mobilizados para o exercício da profissão. A experiência tende a contribuir para a construção de uma bagagem profissional, seja como professores da educação básica, universitários ou pesquisadores. |