Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21051

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Educação
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Carmen Lucia Ferreira Silva
Orientador VALTER MACHADO DA FONSECA
Outros membros Ana Maria Haddad Bernardino Amorim, Camila Martins Januário de Freitas, DAIANE CENACHI BARCELOS, Thayná Luana Borges
Título Núcleo de pesquisa, educação e artes em diferentes espaços- NUPEADE/UFV: histórias e memórias da prática educativa.
Resumo Introdução: Este estudo visa compartilhar com o público em geral, comunidade acadêmica e comunidade de Viçosa (MG), dois momentos do nosso “fazer” docente, enfatizando nossas práticas educativas, junto ao NUPEADE - Núcleo de Pesquisa, Educação e Artes em Diferentes Espaços. Investigamos o entendimento e a reflexão acerca das evidências de aprendizagem encontradas nesse processo. Realizamos projetos de extensão muito caros e de uma riqueza ímpar para o coletivo que compõem o grupo, a saber: Escolas e Museus em Movimento, Contação de Histórias, Oficinas de Animação com Massa de Modelar, A Relação Museu/Escola, Formação de Professores no PROFQUI/UFV – Programa de Mestrado Profissional em Química e na Semana Acadêmica de Pedagogia/UFV. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é analisar o processo dialógico de formação docente, a partir de relatos de experiências formativas e práticas docentes com o intuito de potencializar novas metodologias e enriquecer o processo de ensino-aprendizagem. A metodologia proposta para esta análise é de natureza qualitativa, destacando-se em uma pesquisa de revisão bibliográfica de cunho analítico e exploratório, relatos de experiências e vivências realizadas em diferentes espaços e pesquisa documental no material produzido pelo NUPEADE, sobretudo em Museus e Centros de Ciências; a análise dos resultados das atividades relatadas e vivenciadas. Para tanto, nossas práticas serão apresentadas em dois momentos e contextos distintos. Buscamos estabelecer um diálogo sobre as práticas docentes e a formação permanente de professores; trazer à reflexão a busca pelo entendimento acerca de qual momento nos tornamos professores formadores (Silva, Fonseca, Prata-Linhares, 2025). Entendemos que o processo reflexão-ação-reflexão deva ser uma constante em nossas práticas educativas. Justificativa: Compreendemos que os grupos de pesquisa, são potenciais espaços para projetos de iniciação científica, projetos de formação docente e projetos de extensão. Nesse sentido, consideramos pertinente compartilhar com os nossos colegas, em forma de uma linha do tempo como tem sido nossas experiências, nesse período de 8 (oito anos). Conclusões: ao longo desses 08 (oito) anos de funcionamento ininterrupto, nosso grupo de pesquisas ousou. Ousou nos estudos teóricos densos, desafiando os integrantes a refletir sobre o potencial de um coletivo comprometido com a educação. Ousou ao propor um mosaico constituído por uma gama de atividades práticas que foi capaz de mobilizar professores e estudantes do Ensino Fundamental a dar saltos importantes na formulação de novas metodologias de alfabetização científica. O grupo de pesquisas tem demonstrado ao longo de sua existência que outras metodologias e dinâmicas interativas e inovadoras são possíveis. Novas formas de educar são possíveis e que a educação pode ser, de fato emancipadora.
Palavras-chave NUPEADE, Práticas Educativas, Educação e Artes
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,63 segundos.