| Resumo |
Introdução: Este estudo visa compartilhar com o público em geral, comunidade acadêmica e comunidade de Viçosa (MG), dois momentos do nosso “fazer” docente, enfatizando nossas práticas educativas, junto ao NUPEADE - Núcleo de Pesquisa, Educação e Artes em Diferentes Espaços. Investigamos o entendimento e a reflexão acerca das evidências de aprendizagem encontradas nesse processo. Realizamos projetos de extensão muito caros e de uma riqueza ímpar para o coletivo que compõem o grupo, a saber: Escolas e Museus em Movimento, Contação de Histórias, Oficinas de Animação com Massa de Modelar, A Relação Museu/Escola, Formação de Professores no PROFQUI/UFV – Programa de Mestrado Profissional em Química e na Semana Acadêmica de Pedagogia/UFV. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é analisar o processo dialógico de formação docente, a partir de relatos de experiências formativas e práticas docentes com o intuito de potencializar novas metodologias e enriquecer o processo de ensino-aprendizagem. A metodologia proposta para esta análise é de natureza qualitativa, destacando-se em uma pesquisa de revisão bibliográfica de cunho analítico e exploratório, relatos de experiências e vivências realizadas em diferentes espaços e pesquisa documental no material produzido pelo NUPEADE, sobretudo em Museus e Centros de Ciências; a análise dos resultados das atividades relatadas e vivenciadas. Para tanto, nossas práticas serão apresentadas em dois momentos e contextos distintos. Buscamos estabelecer um diálogo sobre as práticas docentes e a formação permanente de professores; trazer à reflexão a busca pelo entendimento acerca de qual momento nos tornamos professores formadores (Silva, Fonseca, Prata-Linhares, 2025). Entendemos que o processo reflexão-ação-reflexão deva ser uma constante em nossas práticas educativas. Justificativa: Compreendemos que os grupos de pesquisa, são potenciais espaços para projetos de iniciação científica, projetos de formação docente e projetos de extensão. Nesse sentido, consideramos pertinente compartilhar com os nossos colegas, em forma de uma linha do tempo como tem sido nossas experiências, nesse período de 8 (oito anos). Conclusões: ao longo desses 08 (oito) anos de funcionamento ininterrupto, nosso grupo de pesquisas ousou. Ousou nos estudos teóricos densos, desafiando os integrantes a refletir sobre o potencial de um coletivo comprometido com a educação. Ousou ao propor um mosaico constituído por uma gama de atividades práticas que foi capaz de mobilizar professores e estudantes do Ensino Fundamental a dar saltos importantes na formulação de novas metodologias de alfabetização científica. O grupo de pesquisas tem demonstrado ao longo de sua existência que outras metodologias e dinâmicas interativas e inovadoras são possíveis. Novas formas de educar são possíveis e que a educação pode ser, de fato emancipadora. |