Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21025

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de História
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Alanis Lopes Bernardes Xavier
Orientador PRISCILA RIBEIRO DORELLA
Outros membros Alan de Jesus Pereira
Título Museus virtuais na sala de aula: uma janela para a História
Resumo Este trabalho apresenta o projeto Museus Virtuais na Sala de Aula, desenvolvido pelo PIBID/História em parceria com a Escola Estadual José Lourenço de Freitas (Viçosa-MG), que utiliza visitas online a museus como ferramenta pedagógica, com base no texto “Museus virtuais de ciências: uma revisão e indicações técnicas para o projeto de exposições virtuais.” de Marcelo Leandro Eichler e José Claudio Del Pino. A democratização do acesso à cultura e a incorporação de tecnologias digitais na educação são desafios contemporâneos para a escola pública. Nesse contexto, o projeto Museus Virtuais na Sala de Aula propõe romper barreiras geográficas e econômicas que limitam o contato direto com patrimônios históricos. A primeira intervenção com uma turma de sétimo ano, focada no Renascimento italiano por meio da Capela Sistina (disponível em:https://www.museivaticani.va/content/museivaticani/en/collezioni/musei/cappella-sistina/tour-virtuale.html), permitiu aos alunos observar detalhes de afrescos de Michelangelo, relacionando arte, contexto histórico e transformações culturais. A iniciativa alia o cumprimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - que prevê o desenvolvimento de competências digitais - à valorização da História da Arte como linguagem formativa. A atividade atendeu à BNCC, que prevê o desenvolvimento de competências digitais, e destacou-se por sua abordagem interdisciplinar. Como objetivo o projeto destaca: a integração de tecnologias digitais ao ensino de História; ampliação do repertório cultural através de acervos globais; promoção da análise crítica de fontes visuais; e fomento à inclusão digital com recursos acessíveis. A aula dividiu-se em três etapas, com uma metodologia ativa: exposição dialogada sobre Renascimento e mecenato; exploração coletiva da Capela Sistina, com mediação para análise de A Criação de Adão e Juízo Final; realização de atividade elaborada pela pibidiana sobre o tema, que contava com texto de E. H. Gombrich sobre a capela Sistina, e afrescos medievais a fins de comparação com os afrescos presentes da capela Sistina. Os alunos destacaram a aula como "diferenciada", com relatos de surpresa ao observar detalhes como a perspectiva e expressões nos afrescos. A abordagem prática facilitou a compreensão de humanismo e mecenato. A experiência demonstrou que museus virtuais podem tornar o ensino de História mais dinâmico, especialmente em escolas sem recursos para visitas presenciais. A mediação docente foi crucial para transformar a navegação em aprendizagem significativa. Como próximos passos, planeja-se incluir outros museus e abordar outros temas.
Palavras-chave Museus virtuais, Tecnologia, História.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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