| Resumo |
Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação inicial de licenciandos dos cursos da área de Ciências da Natureza da Universidade Federal de Viçosa (UFV), a partir das percepções de seus coordenadores de área (CAs). A pesquisa insere-se no campo da formação de professores, com foco nas políticas públicas que articulam universidade e escola básica. Trata-se de uma abordagem qualitativa, com uso de entrevistas semiestruturadas como instrumento de coleta de dados, realizadas por meio da plataforma Google Meet. Participaram da pesquisa cinco coordenadores de área vinculados aos subprojetos de Física, Química, Ciências Biológicas e Ciências da Natureza do PIBID na UFV. A análise dos dados foi embasada em referenciais teóricos que discutem a formação docente inicial e continuada, como Delors (2003), Freire (2013), Nóvoa (2009), Felício (2014), Veiga (2014), Fazenda (2014), Imbernón (2010) e Libâneo (2004) apud Lima e Bezerra (2014). Os relatos dos coordenadores evidenciam que o PIBID configura-se como um espaço de formação profissional crítico e reflexivo, contribuindo para o amadurecimento pedagógico dos licenciandos e também para o desenvolvimento profissional dos docentes envolvidos no programa. Os entrevistados destacam que o envolvimento com as ações do PIBID promove maior aproximação entre teoria e prática, fortalece o vínculo com as escolas-campo, amplia o conhecimento das realidades educacionais e favorece o engajamento dos estudantes com a docência, reforçando sua identidade profissional. Além disso, foram apontadas contribuições significativas para os cursos de licenciatura da área de Ciências da Natureza, inclusive entre os estudantes que não participam diretamente do programa, por meio do compartilhamento de experiências, metodologias e práticas pedagógicas. Outro aspecto enfatizado foi o impacto formativo do PIBID para os próprios coordenadores de área, que reconhecem o programa como uma oportunidade contínua de reflexão sobre suas práticas, atualização didática e fortalecimento do trabalho colaborativo entre universidade e escola. Conclui-se que o PIBID, ao articular formação inicial e continuada, potencializa os processos formativos dos futuros professores, valoriza o exercício da docência como prática social e fomenta uma cultura de inovação e compromisso com a educação básica pública. Sua permanência e fortalecimento como política pública são essenciais para uma formação docente de qualidade, crítica e transformadora. |