Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21005

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Dimensões Sociais: ODS3
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Rita de Cassia Santos Soares
Orientador MARIA TERESA FIALHO DE SOUSA CAMPOS
Outros membros Debora de Paula Gonçalves, Elenice Pires , Maria do Carmo Tito Teixeira , TATIANE CRISTINA SERAFIM
Título Incentivo às habilidades culinárias de usuários da APAE Rural de Viçosa-MG como estratégia de educação alimentar e de valorização de receitas das famílias
Resumo As oficinas culinárias são oportunidades para integrar as pessoas, promover conhecimentos, experiências e compartilhamentos de receitas que contam uma história, se constituindo numa estratégia para fomentar orientações práticas e aplicáveis na área da educação alimentar. As atividades culinárias e tudo mais que as envolvem são fontes de inspiração, identidade e sociabilidade que promovem inclusão, por agregar pessoas. Este trabalho propôs incentivar as habilidades culinárias de usuários da APAE Rural de Viçosa-MG, como estratégia de educação alimentar e de valorização de receitas de família. As atividades foram planejadas com o suporte de profissionais da APAE e da família. As receitas que compuseram as oficinas foram selecionadas em correspondência cognitiva, apreciativa e psicomotora dos alunos, como forma de valorizar suas habilidades, considerando as facilidades e limitações. As oficinas culinárias ocorreram na APAE/CER III de Viçosa, no período de março a dezembro de 2024, organizadas numa frequência de 04 encontros por mês, tendo a participação de 11 usuários adolescentes e adultos. A importância das figuras de apoio nas etapas de desenvolvimento e de demonstração das receitas foi assegurado para favorecer as aptidões e a experiência do aprender fazendo. Utensílios adaptados e técnicas adequadas foram instituídos para abarcar as diferentes necessidades, com inclusão. As oficinas culinárias inclusivas e adaptadas eram precedidas por momentos de uma conversa informal sobre a “Receita do Dia” para favorecer relatos espontâneos de memórias afetivas atribuídos a preparação. As oficinas aconteceram na sede da APAE Rural e ao final da degustação, os participantes manifestavam sua aprovação (100%). As histórias narradas entremeavam com as receitas trazidas pelos usuários e a cada oficina, estes levavam para a família, uma receita a ser replicada. Os resultados geraram conhecimentos compartilhados em receitas e histórias contadas que culminou com a elaboração de um livro de receita, de 22 páginas. Com este resultado, organizou-se uma exposição da obra para consolidar as experiências das oficinas e dar visibilidade às aptidões relativas às receitas elaboradas por este grupo, que têm muito a oferecer ao outro. Os momentos providos por estas oficinas geraram aprendizados, dado ao engajamento de todos os envolvidos (alunos, profissionais e familiares), com resultados em avanços na autonomia, na autoestima e na interação social. Concluiu-se que atividades de incentivo às habilidades culinárias para pessoas com deficiência são ferramentas de ampla utilidade, considerando os desafios enfrentados no cotidiano da alimentação que se traduzem em barreiras físicas e cognitivas. A prática da educação alimentar articulada aos momentos de oficinas culinárias inclusivas e adaptadas confere aprendizados efetivos e precisa ser incentivada para abranger mais pessoas com deficiência, como forma de incentivo a autonomia e valorização de aptidões do ser.
Palavras-chave Culinária, educação alimentar, habilidades.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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