Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20974

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Alanis Lage Caldeira André
Orientador DOIARA SILVA DOS SANTOS
Outros membros Derivaldo Alves dos Santos Junior
Título O Pibid no ensino médio e os desafios para a formação docente: perspectivas do núcleo de Educação Física da UFV
Resumo INTRODUÇÃO:Este trabalho tematiza o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e os desafios na formação docente de estudantes do núcleo de Educação Física da UFV. O PIBID, instituído pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES), busca contribuir para a formação de licenciandos aproximando teoria e prática, favorecendo ações e métodos que possam colaborar para a qualidade da educação básica. Contudo, o programa ainda enfrenta resistência por parte de alguns professores da escola, visto que, enquanto alguns discursos tendem a aceitar possibilidades de trabalho numa perspectiva crítica, a realidade vista é de que esse mundo de possibilidades “não existe” no cotidiano escolar (Soczek, 2011). OBJETIVO: Analisar os desafios enfrentados pelos pibidianos de Educação Física – UFV e a resistência dos professores do ensino médio em aderirem às propostas metodológicas e de conteúdos do projeto institucional do Pibid, núcleo Educação Física. METODOLOGIA: Foram analisados registros escritos de pibidianos no período de novembro de 2024 a julho de 2025, de uma escola pública de ensino médio. O estudo possibilitou uma reflexão crítica acerca dos métodos de ensino e as relações estabelecidas entre os professores supervisores do ensino médio e pibidianos. Diante disso, buscou-se analisar as dificuldades e as potencialidades do programa com ênfase nas resistências encontradas por alguns professores diante das propostas apresentadas pelo PIBID. ANÁLISE E DISCUSSÃO: A partir das intervenções pedagógicas realizadas, foram percebidas dificuldades e possibilidades através dos relatos de pibidianos. Foram registradas dificuldades como a resistência à diversificação de conteúdos da Educação Física no planejamento de ensino e, também, ao trato pedagógico dos conteúdos a partir de metodologias críticas de ensino por parte de alguns professores. Além disso, houve dificuldades dos pibidianos para exercerem algum protagonismo frente ao planejamento e gestão das aulas junto às turmas, dificuldades essas que contrariam os objetivos do projeto institucional do PIBID. Contudo, é válido ressaltar as possibilidades, visto que a persistência dos pibidianos diante das dificuldades contribuiu significativamente na melhoria da dinâmica escolar e, também, a disponibilidade dos supervisores ao diálogo e reflexões, mediados com a coordenação de área. Além disso, a escola-campo desta experiência possui boa infraestrutura e materiais privilegiados. CONCLUSÕES: O estudo possibilitou reflexões sobre as resistências por parte dos professores efetivos às propostas do PIBID e metodologias que se opõem às perspectivas tradicionais de ensino. Conclui-se que o programa integra a teoria e a prática e promove diálogos entre profissionais inseridos no mundo do trabalho e professores em formação. Houve oportunidades de pensar coletivamente os conteúdos e métodos da Educação Física de forma a superar resistências ligadas a perspectivas tradicionais.
Palavras-chave PIBID, Formação docente, Educação Física.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,64 segundos.