| Resumo |
INTRODUÇÃO:Este trabalho tematiza o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e os desafios na formação docente de estudantes do núcleo de Educação Física da UFV. O PIBID, instituído pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES), busca contribuir para a formação de licenciandos aproximando teoria e prática, favorecendo ações e métodos que possam colaborar para a qualidade da educação básica. Contudo, o programa ainda enfrenta resistência por parte de alguns professores da escola, visto que, enquanto alguns discursos tendem a aceitar possibilidades de trabalho numa perspectiva crítica, a realidade vista é de que esse mundo de possibilidades “não existe” no cotidiano escolar (Soczek, 2011). OBJETIVO: Analisar os desafios enfrentados pelos pibidianos de Educação Física – UFV e a resistência dos professores do ensino médio em aderirem às propostas metodológicas e de conteúdos do projeto institucional do Pibid, núcleo Educação Física. METODOLOGIA: Foram analisados registros escritos de pibidianos no período de novembro de 2024 a julho de 2025, de uma escola pública de ensino médio. O estudo possibilitou uma reflexão crítica acerca dos métodos de ensino e as relações estabelecidas entre os professores supervisores do ensino médio e pibidianos. Diante disso, buscou-se analisar as dificuldades e as potencialidades do programa com ênfase nas resistências encontradas por alguns professores diante das propostas apresentadas pelo PIBID. ANÁLISE E DISCUSSÃO: A partir das intervenções pedagógicas realizadas, foram percebidas dificuldades e possibilidades através dos relatos de pibidianos. Foram registradas dificuldades como a resistência à diversificação de conteúdos da Educação Física no planejamento de ensino e, também, ao trato pedagógico dos conteúdos a partir de metodologias críticas de ensino por parte de alguns professores. Além disso, houve dificuldades dos pibidianos para exercerem algum protagonismo frente ao planejamento e gestão das aulas junto às turmas, dificuldades essas que contrariam os objetivos do projeto institucional do PIBID. Contudo, é válido ressaltar as possibilidades, visto que a persistência dos pibidianos diante das dificuldades contribuiu significativamente na melhoria da dinâmica escolar e, também, a disponibilidade dos supervisores ao diálogo e reflexões, mediados com a coordenação de área. Além disso, a escola-campo desta experiência possui boa infraestrutura e materiais privilegiados. CONCLUSÕES: O estudo possibilitou reflexões sobre as resistências por parte dos professores efetivos às propostas do PIBID e metodologias que se opõem às perspectivas tradicionais de ensino. Conclui-se que o programa integra a teoria e a prática e promove diálogos entre profissionais inseridos no mundo do trabalho e professores em formação. Houve oportunidades de pensar coletivamente os conteúdos e métodos da Educação Física de forma a superar resistências ligadas a perspectivas tradicionais. |