Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20970

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Dimensões Sociais: ODS3
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Gustavo Antonio de Oliveira
Orientador SILVIA ALMEIDA CARDOSO
Outros membros Ana Carolina Lima Bernardo, João Vitor Duncan Viana Péres, MARINA SILVA DE LUCCA, TIAGO RICARDO MOREIRA
Título Intervenções não farmacológicas na ansiedade de pais de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)
Resumo Introdução: A ansiedade é um estado mental de intensa preocupação, tensão ou apreensão relacionado a ameaças, potenciais ou não, sobre o futuro. O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é caracterizado por alterações da atenção e/ou da impulsividade/hiperatividade e é comum a desregulação emocional, que pode cursar com prejuízo e sofrimento nas crianças e impacto no funcionamento dos pais. Pais não suportivos podem influenciar a apresentação do TDAH. Considerando que o TDAH tem etiologia multifatorial, é necessária uma abordagem que inclua avaliação e acompanhamento dos pais. Objetivos: Realizar uma revisão sistemática de intervenções não farmacológicas para controle de ansiedade em pais de crianças com TDAH. Metodologia: A busca de artigos foi realizada em dezembro de 2024, incluiu artigos publicados até aquela data, sem restrição de idiomas, via ferramenta Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses (PRISMA) nas bases de dados online MEDLINE/PubMed, Embase, SciELO, BVS/LILACS, Scopus, CADTH e DANS. Os descritores usados foram: “Anxiety/neuroses/neurotic/phobia/panic” AND “mother*/father*/parent*” AND (ADHD OR Attention Deficit Hiperactivity disorder”). Os critérios de inclusão foram pais com idade entre 18 e 65 anos com pelo menos um filho biológico com TDAH com idade entre 5 e 14 anos. Os critérios de exclusão foram pais com histórico de uso de substâncias, psicose, depressão severa com ideação suicida, deficiência intelectual e doença neurológica grave. Os artigos foram avaliados usando a ferramenta RYYAN (do Qatar Computing Research Institute). Resultados: Foram encontrados 5520 artigos e 7 desses atendiam aos critérios para análise. Foram encontradas 2 intervenções baseadas em mindfulness, 2 em treinamento de pais, 1 em Parenting Management Training (PMT), 1 em manejo de estresse baseado em Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) e 1 em intervenções psicossociais. Nas intervenções com mindfulness houve diminuição do escore de ansiedade dos pais de 10,18 (8,06) para 8,13 (7,0), p=0,003; e de 4,88 (3,47) para 3,08 (3,27) quando comparados aos respectivos controles. Um programa de treinamento de pais alterou escalas de 20,61 (6,78) para 13,06 (7,93), p 0,002, comparadas a controle, e o outro as escalas estresse de 83.74(79.37–88.11) para 71.99(68.23–75.76), p <0,05 após 10 meses, comparada a controle. A intervenção com PMT conjunta com o tratamento medicamentoso diminuiu o escore de ansiedade de 41,3 (15,91) para 31,6 (13,48), p = 0,001 apenas nesse grupo, comparada com tratamento apenas medicamentoso. Na intervenção com TCC, após 30 dias, os escores no grupo controle foi de 11,29 (4,25) e no grupo de intervenção foi de 6,59 (4,27), p < 0.001. Intervenções psicossociais com mães alteraram escores de 9,08 (8,87) para 6,68 (8,46), p<0,001. Conclusão: Há uma diversidade de intervenções não farmacológicas nos artigos, com resultados promissores no controle da ansiedade dos pais desse perfil de crianças.
Palavras-chave ansiedade, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, pais
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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